Prefeitura Municipal de Guarapuava
Show de Moraes Moreira movimenta Guarapuava no primeiro dia da Virada Cultural Paraná 2014
Moraes Moreira - Guarapuava-Pr - Fotos Mayara Kurta (13)

A música tomou conta de Guarapuava na última noite de sábado (15) com os shows da Virada Cultural 2014, no palco Conexões, no Parque do Lago, que começaram no final da tarde e seguiram animando o público até a madrugada. “Esse tipo de evento é histórico em Guarapuava e, a cada ano, estamos mostrando para o Estado que temos capacidade e competência para nos tornarmos polo da cultura na região central do Paraná”, comenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A Virada Cultural Paraná 2014 coloca Guarapuava, pelo segundo ano consecutivo, no cenário cultural paranaense, e neste sábado (15), junto com mais 8 cidades do Paraná, chamou famílias, jovens e idosos para curtirem uma noite diferente e participarem de uma experiência musical que integra vários gêneros da cultura paranense e nacional. De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura, a Virada Cultural tem como principal foco apresentar a mistura de tradições que hoje compõe o nosso cenário cultural. “Aqui, mais do que um final de semana de diversão estamos apresentando aos guarapuavanos a variedade de estilos que temos em nossa cidade, Estado e país, com as mais de 20 atrações locais, quatro bandas estaduais e duas de renome nacional”, explica Rosevera Bernardim.

O som no Palco Conexões começou com o rap da banda Manos Crew, em seguida o som nacional de Cida Airam e Moraes Moreira e a mistura de estilos do Central Sistema de Som, fizeram o público sacudir o esqueleto até a madrugada. “Viemos para aproveitar todos os shows da noite, em especial o Moraes Moreira, mas tudo está muito bom! Alguns tipos de música são novidade para mim e isso acrescenta muito para a nossa cultura. Nem sabia que tinha rap dessa qualidade aqui em Guarapuava”, conta o consultor de empresas Paulo Bortolin que, junto com sua família, não desgrudaram de perto do palco.

O rap conscientizador da banda Manos Crew, que abriu os shows da noite com letras que falam sobre causas sociais, teve presença de palco e a meta alcançada. ”O nosso som quer deixar a mensagem de igualdade, que todos devem ter as mesmas oportunidades sem discriminação, e também lembrar aos jovens que educação é o caminho”, contou Agezildo de Oliveira, mais conhecido como Tizil, um dos rappers da banda.                                                          

O grupo Manos Crew, que se apresentou como banda local e toca pela segunda vez na Virada Cultural, também é conhecido pelos projetos que desenvolve em parceria com a prefeitura. A casa do Hip Hop, inaugurada neste ano, é a única no Estado e promove ações de prevenção ao uso de drogas e o não à violência no cenário jovem, oferecendo aulas de dança e canto. ”A cultura tem ganhado espaço em Guarapuava com a atual administração. Onde antes tinha descriminação, agora tem oportunidade”, ressalta Tizil.

Em seguida, foi a vez do som de Cida Airam subir ao palco. Com toda sua ginga e voz marcante, Cida levantou o público que cantou o sucesso Banho Cheiroso. ”Estou curtindo muito o som, esse tipo de evento é um incentivo para as pessoas se abrirem para a música”, opina a estudante Caroline Paim, que veio de Irati para prestigiar o evento.

Quando a noite caiu, foi a vez da banda Central Sistema de Som mexer com os guarapuavanos. Com muita energia e músicas sobre liberdade de expressão, a banda conquistou a plateia, apresentando uma mistura de ritmos e a mescla de tendências sonoras da música negra. A Central Sistema de Som também é conhecida por usar em suas apresentações instrumentos musicais que vão desde o berimbau até a flauta doce. “É um prazer tocar aqui e poder apresentar ao público de Guarapuava o nosso som em um lugar tão lindo quanto esse Parque do Lago”, disse a vocalista da banda Mariana Souza.

E quando chegou o momento mais aguardado da noite, o público vibrou com a presença de Moraes Moreira, no Palco Conexões. “Vim para ver esse lindo! As músicas de Moraes Moreira fazem parte da minha vida”, exclamava a aposentada Maria Conceição, que veio do bairro Primavera para curtir a Virada Cultural.  

Moreira começou o show falando sobre o grupo Novos Baianos, e fez com que o público se divertisse dançando e cantando do início ao fim. Um dos pontos altos do show aconteceu quando Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, desceu do palco e foi para o meio da multidão fazer um solo de guitarra. “Esse contato com o público é que nos anima. Nossa música é para ser compartilhada, para ser sentida”, disse o músico.

Ao som de sucessos do disco Acabou Chorare, músicas como ”A menina dança”, ”Preta pretinha” e ”O mistério do planeta”, conquistaram os guarapuavanos. “É um prazer enorme poder vir para uma cidade do Paraná apresentar nossas músicas. Esse Parque é um espetáculo e deve ser aproveitando para disseminar a cultura sempre”, finalizou Moraes Moreira sob os aplausos do público guarapuavano. 

Confira AQUI a Programa completa da Virada Cultural 2014.

> Acompanhe AQUI toda a movimentação no Parque do Lago pela fan page da Virada Cultural de Guarapuava no Facebook!

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet