Prefeitura Municipal de Guarapuava
Servidores municipais participam de atividades do dia D de Prevenção do Suicídio
dia d setembro amarelo (2)

“Nós cuidamos tanto dos outros, mas é preciso também que tenhamos alguém que cuide de nós”, disse o secretário municipal de Saúde, Celso Góes, durante a abertura da programação especial do Dia D de Prevenção do Suicídio, celebrado nesta terça-feira (10), no salão nobre do Centro Universitário Campo Real. “Nossa campanha tem como lema: falar é a melhor solução. Está provado pela Organização Mundial da Saúde que quanto mais se conversa sobre o assunto, mais chances se têm de prevenir o suicídio”, acrescentou o secretário municipal.

O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo e reuniu profissionais da área de saúde, servidores das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Políticas Públicas para as Mulheres, além de funcionários do Núcleo Regional de Educação. “Nós percebemos que os profissionais precisam de atenção e essa tarde diferente é um momento para a auto-reflexão, porque para cuidar do outro, primeiro eles precisam estar bem”, comentou a coordenadora do Departamento de Atenção a Saúde Especializada, Cláudia Cunico Locatelli. “É muito importante pausar um pouco nossa rotina e pensar com uma nova perspectiva sobre si, principalmente agora que todos estão mobilizados com o Setembro Amarelo. Às vezes esquecemos de parar um pouquinho para ver se nós estamos bem”, acrescentou a psicóloga Emanuelly Peplinski que participou do evento.

A programação da tarde contou com a palestra motivacional da educadora e psicóloga, Ana Bela dos Santos, que abordou o tema Entre o Chorar e o Sorrir: aprender a viver. O idealizador do GSV, Guarapuava Salvando Vidas, Arthur Mondini, também apresentou as ações da plataforma online que oferece ao usuário um espaço para ser ouvido. “Qualquer pessoa pode entrar em contato por meio de um chat. O atendimento é sigiloso e sem identificação. Quem precisar conversar pode ter certeza que receberá absoluto acolhimento e compreensão dos  voluntários do projeto, sem julgamento nenhum”, ressaltou Arthur. Para fechar as atividades, a Felchak Produções apresentou a peça teatral “Era uma vez…”, envolvendo os profissionais e suas emoções na dramatização.

A mesma programação do Dia D será repetida na quinta-feira (12) para outros servidores municipais. Vai ser entre 8h30 e 10h, também no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real.  Para entrar em contato com os voluntários GSV, basta acessar o link: https://gsvchat.org/gsv/?fbclid=IwAR0HLK3pQ8gTIw9c9-vdOeYbhrV6yjO2ivDVfGKdgxolPbFfd8EyqPAf5Cw

Publicada em 10/09/2019.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet