Notícias

Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down tem programação até sexta-feira (28)

25/04/2017

Começou nessa segunda-feira (24) a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down, com o objetivo de combater o preconceito e contribuir para a inclusão social. O evento é realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com alunos do 2º período do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Ana Vanda Bassara e segue com programação até sexta feira.

Na abertura do evento, o cardiologista Rodrigo Crema contou sua experiência com pacientes que possuem a trissomia e ressaltou que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética. “Um ser humano possui 46 cromossomos dentro de cada célula, enquanto quem tem Síndrome de Down possui 47. Como os cromossomos são divididos em pares, esse extra, aparece no par número 21”, explica Rodrigo Crema.

Pedro Henrique tem 6 anos e assim que chegou à abertura do evento conquistou todos e foi o centro das atenções. “Abraçou todo mundo, correu pela sala, brincou com o microfone, tirou fotos e se divertiu. O fato dele ter síndrome de Down não impede de ser uma criança alegre, espontânea e comunicativa”, conta a mãe, Ana Ribeiro Pires.

A fisioterapeuta Claudia Maganhini ministrou palestra sobre a estimulação da criança com síndrome, falando da importância e orientando os encaminhamentos sobre como incentivar desde os primeiros meses de vida da criança.

Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down na XV

Na quarta-feira (26), das 9h às 16h, professores e profissionais da Secretaria de Saúde vão realizar uma paralisação na Rua XV de Novembro conscientizando e sensibilizando a comunidade sobre o tema.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: