Prefeitura Municipal de Guarapuava
Segunda audiência pública do Plano Diretor de Guarapuava teve participação assídua da população
capa

A noite da última quarta-feira (23), foi de esclarecimento, um momento de sanar as dúvidas e opinar, durante a segunda audiência do Plano Diretor de Guarapuava 2016/2026. A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores e foi realizada pela Prefeitura de Guarapuava e o Concidade (Conselho do Plano Diretor de Guarapuava). Dentre os assuntos pautados, o secretário de Habitação e Urbanismo e presidente do Concidade Guarapuava, Flávio Alexandre, explicou que o Plano Diretor possui duas diretrizes: Grandes Áreas (saúde; educação; meio ambiente; transporte/mobilidade; esporte/lazer e desenvolvimento social e econômico) e Ordenamento Territorial (plano diretor, zoneamento, parcelamento, código de obras, sistema viário, posturas e tributário, áreas especiais e urbanísticos). “Essas grandes diretrizes são muito importantes, pois nos auxiliam na montagem do Plano Diretor, servindo como base das nossas ações”, destacou Flávio Alexandre.

Separado em três etapas, a segunda audiência apresentou um diagnóstico que identificou as potencialidades, deficiências e condicionantes atuais da cidade, refletindo sobre os possíveis caminhos para o desenvolvimento do município. A engenheira cartógrafa Monica Rubio, exibiu aos vereadores, secretários municipais, servidores públicos, empresários, comerciantes e representantes da sociedade civil, alguns elementos que o Concidade utilizou nesta segunda fase, como a pesquisa popular, a participação das entidades, o diagnóstico da leitura comunitária, além de discorrer sobre o canal de comunicação do Plano Diretor, os resultados e diretrizes iniciais. “Explicamos também passo a passo sobre as células de planejamento, zoneamento territorial, zonas especiais de controle de uso, zonas especiais de interesse social, concessão onerosa, além das propostas para os novos estacionamentos. Esses itens são importantes para deixar claro para a população como será dirigido o Plano Diretor nos próximos dez anos”, acrescenta Monica.

A terceira fase do Plano Diretor de Guarapuava está prevista para acontecer em maio deste ano, e se refere à apresentação do projeto de lei e também das legislações complementares, como o código de obras, zoneamento de uso, ocupação e parcelamento do solo, sistema viário e ainda o Plano de Ações e Investimentos Prioritários. “Agradecemos a participação assídua de todos na segunda audiência, pois essa troca de informações é de extrema importância. Todas as sugestões serão analisadas cuidadosamente, tudo para que o Plano Diretor seja melhor desenvolvido e que possa surtir os melhores efeitos em nossa cidade”, finalizou o secretário de Habitação e Urbanismo e presidente do Concidade Guarapuava, Flávio Alexandre. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet