Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretarias lançam gibi sobre igualdade de gênero e realizam formatura de curso de extensão
gibi

Na manhã desta quarta-feira (26), no miniauditório da Unicentro, aconteceu a formatura da primeira turma do curso de extensão “Autonomia e Empoderamento das Mulheres”, uma parceria das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Educação e Cultura com o Laboratório de História Ambiental e Gênero, da Unicentros. A turma de 46 alunos, composta por diretores, coordenadores e professores da rede municipal, debateu diversos temas, como a história das mulheres e do feminismo no Brasil, entre outros. “Eles acabam se tornando agentes multiplicadores da informação, atingindo pais e alunos”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Dados do Mapa da Violência mostram que, em 2012, Guarapuava ficou em 96º lugar no Brasil no ranking de violência contra a mulher e, em 11º, no Paraná. Entre 2013 e 2014, foram assassinadas 13 mulheres no município, desses, 3 casos estão sob investigação para averiguar se foi violência doméstica. De janeiro a outubro de 2014, a Polícia Militar registrou 407 flagrantes de violência contra a mulher. “Precisamos investir na mudança cultural, plantaremos estas sementes para que os professores do ensino fundamental possam disseminar estas informações”, fala a coordenadora do curso e professora do Departamento de História, Rosemeri Moreira, destacando que sem a parceria da Prefeitura de Guarapuava nada seria possível. “Esse projeto de trabalhar igualdade de gênero com profissionais de educação significa a preparação de uma cidade sem violência contra a mulher, pois estamos focando na educação escolar das nossas crianças”, destaca a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.

Além da formatura, foi realizado o lançamento do gibi “Aventuras de Linda”, produzido pelo laboratório e pela Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro, em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Educação e Cultura e o Governo Federal. Todos os Cmeis e escolas municipais irão receber um kit contendo gibis, além de uma galeria com uma breve biografia de grandes mulheres, como Patrícia Galvão, Ada Lovelace e Maria Carolina de Jesus, incentivando as meninas a tornarem-se grandes mulheres também. “Queremos mostrar para as crianças que somos todos iguais e que podemos fazer muitas coisas, independente do corpo que nascemos”, finaliza Rosemeri.

As ações realizadas nesta manhã integram a campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero, que prossegue até o começo de dezembro.

 

Programação

 

Quinta- feira (27) – Sessão de cinema e orientações jurídicas

Horário: 14h

Local: Escola Total do Xarquinho

Sexta-feira (28) – Instrução para o atendimento à mulher em situação de violência (tenente da PM, Luci Belão)

Horário: 8h

Local: Colégio Aliança

 

Sábado (29) – Blitz pelo fim da violência contra as mulheres

Local: Rotatória da XV com a av. Castelo Branco – Alto da XV

Horário: 9h

Domingo (30) – Tardes no Lago – especial pelo fim da violência

Local: Parque do Lago

Horário: 17h

 

1º dez (segunda) – Violência de gênero e mídia – Mesa redonda com a imprensa

Local: Acig

Horário: 20h

 

02 dez (terça) –  Eleição Conselho Municipal da Mulher

 

03 dez (quarta) – Mesa redonda – Mulheres nas profissões: quebra de paradigmas

Local: Auditório da Acig

Horário: 19h30

 

04 dez (quinta) – Mesa redonda Violência obstétrica no parto

Local: Plenário da Câmara de Vereadores

Horário: 19h

 

05 dez (sexta) –  Super exposição de trabalhos dos colégios estaduais, escolas municipais, Cras e Creas sobre violência de gênero

Local: Praça  9 dezembro

Horário: 10h



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet