Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura promovem Semana da Saúde na Escola em Guarapuava
Saude na Escola

Orientadoras da rede municipal de ensino e enfermeiras do PSF (Programa Saúde da Família) estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Sesc, para a abertura da Semana da Saúde na Escola. Desde 2013, ano em que a Prefeitura de Guarapuava aderiu ao PSE (Programa Saúde na Escola), mais de 16,5 mil crianças guarapuavanas já foram beneficiadas e receberam orientações sobre saúde e prevenção de doenças. “Estamos promovendo a integração das secretarias municipais de Saúde e de Educação e Cultura, juntamente com outros serviços públicos. Nossa administração tem como objetivo principal proporcionar o bem-estar da população, pensando no futuro das nossas crianças e de suas famílias”, declara prefeito Cesar Silvestri Filho.

Neste ano, a Semana da Saúde na Escola, que vai até o dia 30 de abril, vai abordar temas que envolvem a Alimentação Saudável e Práticas Corporais. “Cada profissional é uma peça fundamental na promoção da saúde e da educação. Somos referência para outras cidades, isso se deve ao nosso trabalho coletivo, do empenho de cada um que está engajado em prol da melhoria de vida de nossos estudantes”, afirma a secretaria de Saúde, Renata Araujo.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra, o PSE tem como finalidade contribuir para a formação integral de toda a comunidade escolar, por meio de uma dinâmica de promoção da saúde e educação, tais como avaliação antropométrica, alimentação saudável, atendimento odontológico, escovação supervisionada e avaliação visual, além de oferecer orientações sobre prevenção do tabagismo, drogas e doenças sexualmente transmissíveis. “As atividades que realizamos nessa mobilização são para repassarmos as metas e ações para este ano, além de avaliarmos os resultados positivos que estamos conseguindo aqui em Guarapuava”, enfatiza.

Para a orientadora da Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira, Dirlei Ilivenski, os encontros de formação são fundamentais para que os professores possam repassar as informações aos alunos. “A atenção à saúde em nossas escolas é muito importante. É neste ambiente que os alunos passam a maior parte do tempo, e com essas formações temos a certeza que nossas crianças serão acompanhadas por profissionais capacitados, recebendo toda a atenção necessária”, avalia. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet