Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria Municipal de Saúde intensifica combate à tuberculose em Guarapuava
tuberculose (10)

Em média, 35 casos de tuberculose são diagnosticados por ano em Guarapuava. Para informar a população sobre a doença,  nesta sexta-feira (23), profissionais do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), agentes comunitários, da Secretaria da Saúde, e alunos do curso técnico em enfermagem, do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, estiveram na XV de Novembro. “O principal objetivo da campanha é divulgar os sinais e sintomas, além das etapas para fazer o exame e locais de tratamento”, explicou a fisioterapeuta e coordenadora do ambulatório, Elisa Midori Yamaguti Katayama.

A tuberculose é causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, transmitida através da tosse, fala, espirro e/ou escarro da pessoa doente. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, perda de peso, febre geralmente à tarde, suor noturno, cansaço fácil e dor no peito. O tratamento é gratuito e dura de 6 a 9 meses, se feito corretamente.

A aposentada Inês Marcondes passava pela rua XV e aproveitou o momento para obter informações sobre a doença e pegar o seu pedido de exame. ‘’Eu não sabia muito sobre o exame e agora passando por aqui fiz o pedido. Essa conscientização é muito importante porque, às vezes, a gente tem esse problema e não sabe”, comentou a aposentada, que mora no bairro Trianon.

O horário de atendimento do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária de Guarapuava é das 8 às 17h. O exame pode ser feito nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Postado em: 23/03/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet