Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria do Meio Ambiente recebe representantes do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul
meio ambiente

Com o objetivo de mostrar na prática a descentralização para licenciamento e fiscalização ambiental, nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Meio Ambiente recebeu a visita de duas representantes do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul e do chefe de gabinete do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). “A visita foi recomendada pelo próprio IAP, pois consideram nosso município uma referência neste tipo de licenciamento. Além de mostrarmos na prática como foi o processo para aderir a descentralização de licenciamento e fiscalização ambiental, levamos os visitantes para conhecer toda a estrutura do Parque das Araucárias e as demais atividades desenvolvidas pela secretaria”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Em 2015, Guarapuava foi a primeira cidade do interior do Paraná a ser 100% descentralizada. Na ocasião, a Prefeitura de Guarapuava e o IAP assinaram o termo de formalização. O documento garante mais autonomia, agiliza os processos e amplia o monitoramento ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente passou a ser responsável pela emissão de licenciamentos de pequeno e médio porte na área urbana, como corte de árvores e anuência para atividades nas áreas de turismo e lazer, comércio e serviços, construção civil, indústria, entre outros.

Depois de conhecer como está funcionando a descentralização em Guarapuava, a chefe da unidade de municipalização em gestão ambiental, Luclécia Carnauba da Costa Terra e a coordenadora de capacitação ambiental, Ana Paula Mendonça de Moraes, ambas do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, opinaram. “Ficamos muito surpresas com a ótima estrutura que a secretaria tem. Além disso, a capacitação técnica e a experiência de todos, conta muito para resultados positivos como os apresentados. Com certeza vamos levar para nosso Estado as ideias novas que acatamos por aqui. Guarapuava está de parabéns”, disse Luclécia.

“Colocamos Guarapuava como referência porque é uma cidade que chama a atenção por sua organização e por uma equipe unida. Toda a estrutura montada faz com que todos os benefícios da descentralização cheguem até a população. O IAP reconhece o trabalho de Guarapuava como um dos melhores do Estado”, afirmou Flávio Vermelho, chefe de gabinete do IAP.  “Nos orgulha saber que outros municípios e Estados se deslocam até nossa cidade para conhecer nosso trabalho. Isso é mais uma forma de reconhecimento de uma gestão comprometida, que tem uma visão promissora para com toda a sociedade”, finalizou Celso Araújo.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet