Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Saúde realiza ações do Mutirão de Odontologia e Agosto Azul
DSC_0063

Mutirão de Odontologia atende mais de 160 pessoas no sábado

No último sábado (09), a Secretaria Municipal de Saúde realizou um Mutirão de Odontologia para reduzir a demanda de atendimentos dos moradores do Parque das Árvores. Com o suporte da unidade do Odontomóvel, três dentistas e auxiliares participaram da ação realizada durante o dia todo na UBS Bonsucesso. “Nós resolvemos fazer o mutirão aqui no Bonsucesso por causa do espaço que o local oferece. Assim, conseguimos ampliar a nossa capacidade de atendimento”, comenta a coordenadora de Saúde Bucal, Renata Araújo.

De acordo com a enfermeira Ana Beatriz Dellê, mais de 160 pessoas foram atendidas em todo o tipo de procedimento odontológico, sendo que os casos especiais foram encaminhados ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). “Nós fazemos raspagem e limpeza principalmente nas crianças, tratamento de cáries, troca de próteses dentárias, entre outros procedimentos”, destaca a enfermeira.

A paciente Lenita Terezinha Neri sofria com a prótese dentária há mais de um ano, e não conseguia receber atendimento. Segundo ela, a iniciativa do mutirão é muito importante e solucionou os problemas de muitas pessoas. “Isso é muito bom para a população do Parque das Árvores. Faz mais de um ano que eu sofro de dores nas próteses dentárias, mas hoje eles resolveram meu problema”, conta a dona de casa, de 54 anos.

No dia 23 deste mês, um segundo mutirão vai dar continuidade ao atendimento prestado.

 

 

 

 

Secretaria de Saúde dá início às atividades do Agosto Azul

A Secretaria Municipal de Saúde deu início à campanha Agosto Azul, ação que tem como objetivo alertar os homens sobre os cuidados com a própria saúde. Neste sábado (09), a equipe do programa Melhor em Casa esteve na rua XV de Novembro distribuindo folders e conscientizando sobre os cuidados com o diabetes. Os profissionais do programa realizaram atendimentos à população, esclarecendo dúvidas e fazendo a medição da glicose. De acordo com o coordenador do Melhor em Casa, Evandro de Borba, a escolha de iniciar a programação com o diabetes é por causa da grande incidência da doença. “O homem tem dificuldades em admitir que precisa ir ao médico. A diabetes, por exemplo, é um grande problema que muitas vezes nem se sabe que tem, mas que pode ser descoberto com um simples e rápido teste”, explica o coordenador.

Mais de 500 pessoas realizaram o teste e receberam orientações. Os casos diagnosticados de diabetes foram encaminhados ao Melhor em Casa para receber todo o tratamento de forma gratuita. Valdemar Alves da Silva, de 59 anos, passava pela XV de Novembro e resolveu fazer o teste. “Eu sempre tive vontade de saber se tinha ou não diabetes, só que a gente fica com receio de ir ao posto de saúde. Mas, com essa campanha foi fácil e rápido”, comenta Valdemar.

A Secretaria de Saúde está organizando uma série de atividades que fazem parte do Agosto Azul. Outras informações sobre a campanha pelo telefone (42) 3621-3722.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet