Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Saúde promove comemoração para o dia dos agentes comunitários
comemoracao do dia do acs (17)

“Eu tenho orgulho de ser agente comunitário de saúde. Atendemos com muita dedicação e carinho, acompanhando a saúde das pessoas desde o nascimento. Somos parte da família guarapuavana”, declarou a agente comunitária da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bonsucesso, Eloína Aparecida Fonseca de Souza. Nesta segunda-feira (07), a semana iniciou com homenagens aos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de Guarapuava. No auditório central do Cedeteg, a Secretaria de Saúde promoveu um evento em comemoração ao dia 04 de outubro, Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. “Parabéns pelo dia destes profissionais! Precisamos mostrar à população que estes profissionais que estão batendo de casa em casa precisam ser valorizados, pois são pessoas competentes, sérias, que procuram atender bem e prestar o melhor serviço em prol da saúde pública”, destacou o secretário de Saúde, Celso Goes.

O evento envolveu os agentes das UBS do município em um clima de celebração, buscando valorizar aqueles o elo entre os postos de saúde e a comunidade, já que esses profissionais realizam visitas diárias nas casas, prestando atendimentos de prevenção, informação e a promoção da saúde. Atualmente, Guarapuava conta com cerca de 200 agentes comunitários que atuam na cidade e nos distritos. “Acredito nesta profissão. Eles são fundamentais para a melhoria da saúde pública pois vejo a dedicação no atendimento à população”, elogiou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Maria Thereza Massoqueti.

Com integração, a programação proporcionou um incentivo para autoestima dos profissionais, motivando o trabalho. A palestra Simplifique sua vida, ministrada pelo psicólogo clínico, Silvio Luiz Ortiz, mostrou aos participantes formas equilibradas de garantir a qualidade de vida.

E para acrescentar no currículo dos agentes, o coordenador, Adriano de Oliveira Torres Carrasco, aplicou um projeto informativo sobre zoonoses, doenças infecciosas por micro-organismos. Além de buscar o combate à infecção, a capacitação ofereceu informações de identificação, procedência e prevenção. O projeto que aborda a Atuação do Médico Veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras, do Governo do Estado do Paraná. Também fazem parte dos estudos, a médica veterinária Lucinéia Vitchemech Rudiak, Thaise Opuchkevitch de Oliveira, e a acadêmica, Edilaine Tomczyk.

O evento foi promovido através de uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Saúde, e a Unicentro.

Publicado em: 07/10/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet