Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Saúde orienta sobre o atendimento nas urgências 24 horas
painel

Para melhor atender a população guarapuavana, a Secretaria Municipal de Saúde reativou o Protocolo de Atendimento com Classificação de Risco nas unidades 24 horas. Esse sistema, baseado no Quali-SUS, elenca os casos conforme a urgência. “O Quali-SUS já existia na cidade mais não estava em funcionamento, agora está devidamente implantado e tem como principal objetivo direcionar o atendimento para evitar que as pessoas com casos mais graves fiquem muito tempo na fila”, explica o secretário Stefan Wolanski Negrão.

O protocolo de atendimento é dividido em quatro cores: vermelho para casos de extrema urgência; amarelo para moderadamente urgente; verde para alguma necessidade de atendimento; e azul para as situações não urgentes. São classificados como extrema urgência os sintomas relacionados a dores no peito, crise hipertensiva, casos de diabetes alterados, traumas e cortes (médios e grandes), queimaduras, convulsões, insuficiência respiratória e acidente com animais peçonhentos.

A cor amarela abrange pacientes com dor intensa, febre a cima de 38,5 graus, hipertensão, vômitos e fraturas. Febre nas últimas 24 horas, diarreia e dores se encaixam na cor verde. Já a cor azul abrange pacientes que querem fazer consultas de rotina, troca de receitas ou mostrar resultado de exames. Quem se enquadrar nas cores verde e azul será encaminhado para os postos de saúde dos bairros.

Os atendentes das unidades 24 horas ligam nos postos e agendam um horário para os pacientes classificados como verdes e azuis no mesmo dia ou para o próximo. “Ninguém deixará de ser atendido nas emergências, mas queremos reduzir as filas e o tempo de espera. A comunidade deve procurar primeiramente o posto de saúde mais perto de sua casa onde será atendido ou ainda pode marcar um horário para sua consulta”, esclarece o médico João Guerino Cato, da Secretaria de Saúde.

Os postos do Morro Alto, Boqueirão, Bonsucesso e Vila Carli estão fazendo o agendamento e, em breve, as outras unidades também terão atendimento com hora marcada. “Isso evitará que os pacientes, após irem até um dos 24 horas, voltem ao seu bairro para ser atendido. Além disso, com essa possibilidade de agendar um horário, a população não precisa ir de madrugada para pegar fichas nos postos”, finaliza Cato. Esses quatro postos funcionam das 8 às 21h; os demais das 8 às 17h.

Para aumentar a transparência no atendimento, foi instalado um painel eletrônico na Urgência do Trianon, que indica o nome do paciente, o horário da consulta e em qual sala será ou está sendo atendido. A urgência do bairro Primavera também receberá um painel.



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