Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Saúde orienta sobre importância do Cartão SUS
cartao sus

Buscando ampliar o acesso à políticas públicas e o bem estar da população, a Secretaria de Saúde está orientando os usuários sobre a importância do Cartão Nacional de Saúde. O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) permite o atendimento em qualquer centro público de saúde brasileiro e garante benefícios em diversos procedimentos que vão do básico até os mais complexos, como consultas em várias especialidades médicas, vacinação, exames de sangue, urina, fezes, pré-natal, transplantes, tratamentos e cirurgias. Além disso, o cartão também ampara leis municipais como a nº 2947/2019, que instituiu a Carteira de Identificação do Autista (CIA), possibilitando atendimento prioritário aos portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista), mediante apresentação de documentos, como o cartão do SUS.

Para efetuar o cadastro, o usuário deve comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) próxima a sua residência, tendo em mãos os documentos pessoais RG e CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. O cartão será impresso e entregue na hora, de forma gratuita. Vale ressaltar que para usuários que possuem plano de saúde, o cartão também é necessário.

No documento, estarão informações pessoais como nome, sexo, data de nascimento e o mais importante: o número de identificação do cartão SUS. Ele garantirá que o portador possa acessar através do Portal de Saúde do Cidadão suas consultas, exames agendados, vacinas e outras informações.

Publicado em: 15/08/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet