Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Saúde divulga Calendário de Vacinas 2017
sala vacina cisgap

Todos os anos, a Secretaria de Saúde de Guarapuava organiza o calendário de vacinas do município e as datas de 2017 já estão disponíveis para consulta da população. “Seguimos as recomendações do Ministério da Saúde para que todas as vacinas estejam disponíveis e sejam aplicadas corretamente”, informa a Secretária de Saúde, Renata Brito Araújo.

De acordo com o departamento de epidemiologia de Guarapuava, a grande novidade no calendário é a inclusão da vacina contra o HPV para meninos de 12 a 13 anos. Esta faixa será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos os meninos de 09 até 13 anos. A enfermeira do departamento de epidemiologia, Patrícia Klark, também informa que homens entre 09 e 26 anos portadores de HIV serão contemplados nas ações de vacinação contra o HPV.

Outra vacina importante que está no calendário em 2017 é a Meningocócica C, usada na prevenção da meningite e que agora passa a ser destinada para meninas e meninos de 12 a 13 anos. Até 2020, está prevista a ampliação gradativa da vacina para crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.

A dose da vacina de varicela é para crianças até 04 anos. Já a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), passa a ser disponibilizada em duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos. “A introdução da segunda dose da Tríplice Viral para população de 20 a 29 anos, tem como objetivo corrigir a falha vacinal neste grupo e também pela situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, cujos surtos têm acometido principalmente adultos e adolescentes nesta faixa etária”, enfatizou Patrícia.

A Vacina dTpa é disponibilizada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que perderem a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber a vacina no puerpério, o mais precoce possível em um das unidades de saúde. Fechando o calendário, também está disponível para crianças de até 04 anos de idade a dose para a Hepatite A. “É muito importante que a população saiba das datas de vacinação e mantenha a carteirinha de vacinas em dia”, finalizou a Secretária.

Para acessar na integra o Calendário de Vacinas 2017 clique aqui. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet