Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Saúde de Guarapuava apresenta programas nutricionais para o CRN-8
CRN (1)

Durante a última quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Vereadores, profissionais da Secretaria de Saúde apresentaram ao CRN-8 (Conselho Regional de Nutricionistas), e aos profissionais de nutrição de Guarapuava e região, duas importantes iniciativas que estão fazendo a diferença nos últimos anos no município: os programas Dietas Especiais e Melhor em Casa.

“Receber esse importante Conselho em nossa cidade e mostrar um pouco das nossas iniciativas na área da nutrição nos deixa muito orgulhosos. Explicamos à eles como funcionam dois importantíssimos programas que atendem os guarapuavanos e que são totalmente ligados à área da nutrição. Somos um município comprometido com a saúde e principalmente com a alimentação de nossos pacientes”, destacou a secretária de Saúde, Renata Brito de Araújo.

Durante a palestra, ainda foram apresentados outros nove programas em funcionamento na cidade que tem um acompanhamento nutricional como: Mamãe Guará, NASF, Bolsa Família, entre outros. De acordo com a coordenadora da Divisão de Programas Estratégicos, Fernanda Spyra, a participação do profissional nutricionista nos programas oferece inúmeras garantias. “No programa Dietas Especiais, por exemplo, priorizamos as questões nutricionais, pois sabemos que os resultados são muito positivos quando trabalhamos com alimentos específicos para tratar cada paciente”, ressaltou Fernanda. 

Para a nutricionista do Melhor em Casa, Maria Theresa Melhem Pellissari, o atendimento domiciliar multiprofissional, com a participação de nutricionistas, muda expressivamente a rotina das pessoas. “Com esse tipo de atendimento muitos pacientes recebem no conforto de casa toda a assistência médica e nutricional necessária para o tratamento. Tudo isso melhora não só a saúde dos assistidos, mas também o emocional de toda a família”, acrescentou Maria.

Segundo a presidente do CRN-8, Maria Emilia Daudt Von Der Heyde, o encontro foi uma forma de fortalecer as ações nutricionais na mesorregião do Centro Sul Paranaense, que é formada por 29 municípios agrupados em três microrregiões (Guarapuava, Palmas e Pitanga). “O CRN-8 tem a missão de defender o direito humano à alimentação adequada e saudável, contribuindo para a promoção da saúde da população, mediante a garantia do exercício profissional competente, crítico e ético”, disse.

Nutrição na Educação e na Saúde

Ainda na manhã da quarta-feira (26), a presidente do CRN-8 e demais conselheiros se reuniram com as secretárias de Saúde, Renata Brito de Araújo e de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, além das nutricionistas do Departamento de Merenda Escolar do município, Laura Maria Vasconcelos e Patrícia Chironatto. Na reunião foram trabalhadas questões sobre a importância da merenda oferecida nas escolas do município.

“A nossa merenda escolar é extremamente importante porque muitas vezes, ela é a principal alimentação do dia para muitas crianças, por isso ela precisa suprir as necessidades nutricionais desses alunos. Hoje, nossa cidade conta com uma equipe atuando na nutrição de bebês, crianças e adolescentes, desenvolvendo cardápios para quem necessita de dietas especiais, respeitando a individualidade biológica, intolerâncias e possíveis alergias de cada aluno”, explicou a secretária de Saúde de Guarapuava.

Publicado em 27/04/2017.

CRN (2)

 

 

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet