Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres busca recursos e parcerias em Brasília
secretaria brasilia (5)

Para fortalecer as ações municipais de Guarapuava no enfrentamento à violência contra a mulher e continuar mantendo o município como referência, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran de Lima, acompanhada pela deputada estadual, Cristina Silvestri, e pela coordenadora da Casa Abrigo, Ivani Prado, esteve em Brasília buscando recursos e parcerias para execução de serviços voltados à políticas públicas para as mulheres guarapuavanas. “Apresentamos nosso projeto de manutenção da Casa Abrigo,um instrumento de força para nossa rede de enfrentamento à violência responsável pela redução de mais de 52% dos feminicídios. Desde agosto de 2018 não recebemos nenhum recurso do governo federal e fomos mostrar a necessidade dessa parceria apresentando dados do nosso trabalho”, declarou Priscila. O projeto foi encaminhado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e aguarda retorno.

Ainda em demandas locais, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres acompanhou o trâmite do projeto que solicita verba para construção da sede da secretaria em Guarapuava. Segundo Priscila, a pasta possui um projeto no banco do fundo de direitos difusos, do Ministério da Justiça, que estava parado.”Fomos informados que em maio abrirá um edital para que todos os projetos sejam enviados novamente para uma nova seleção. Faremos essa nova etapa para buscar a construção de um prédio próprio aos nossos serviços”, afirmou.

COMITIVA DO FÓRUM DE GESTORAS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES DO PARANÁ

Representando a força das mulheres paranaenses e a articulação das políticas públicas do Estado em Brasília, a secretária Priscila integrou a comitiva do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná, com secretárias de Apucarana, Maringá, Londrina e Curitiba. Em agenda coletiva, elas se reuniram com a secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Tia Eron, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Conhecemos projetos e programas do governo federal para políticas públicas voltadas às mulheres e ao enfrentamento à violência, buscamos a liberação de recursos, requeremos a aplicabilidade do Sinapom (Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres) e nos colocamos a disposição para parcerias com o governo federal”. Os vereadores Danilo Dominico e Germano Alves que já estavam cumprindo agenda em Brasília também participaram da reunião.

Um encontro com a deputada federal Luísa Canziani, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados, também reivindicou pautas coletivas. “Ela fará a solicitação de uma audiência pública para ver como se dará a aplicabilidade do Sinapom e se colocou à disposição para palestras, cursos voltados ao empreendedorismo feminino. Além disso, também se colocou à disposição para conhecer a estrutura dos cinco municípios participantes”, finalizou a secretária.

A agenda em Brasília ocorreu nos dias 24 e 25 de abril.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet