Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Políticas para Mulheres comemora Dia Internacional da Mulher com programação especial
Mulher_XV_01

Nesta terça-feira (08), a Secretaria de Políticas para Mulheres, da Prefeitura de Guarapuava, deu início a uma programação especial para o mês da Mulher. As atividades tiveram início no calçadão da Rua XV de Novembro, onde foram montadas barracas para atendimento ao público. Até a próxima quinta-feira (10), profissionais da secretaria realizam atendimentos jurídicos e psicológicos no local.

“É importante descentralizarmos e divulgarmos a ações da Secretaria da Mulher para que todas as mulheres saibam que elas têm o nosso apoio. Guarapuava está avançando e queremos que as mulheres avancem junto, para isso elas precisam do conhecimento de que são capazes. As oficinas que serão ofertadas nesses dias também têm o objetivo de ajudar as mulheres na sua independência e empoderamento”, explica a secretária de Políticas para Mulheres e vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran, ao lembrar que, hoje em dia, as mulheres recebem todo apoio necessário para buscarem sua independência. “Na batalha contra a violência das mulheres, fazemos um trabalho municipal onde lutamos diariamente para vencer. Esperamos que agora as mulheres vejam que nosso município possui uma secretaria voltada à elas e que terão apoio necessário.”

Durante a parte da tarde foi realizada uma oficina de oratória com Maria Inês Guiné, com a participação massiva das guarapuavanas. “Queremos fortalecer o poder da mulher. Para isso, damos apoio e ajudamos na iniciativa delas. Esta oficina de oratória pode ajudar na independência financeira das mulheres, pois pode ser o diferencial em uma entrevista de emprego. Muitas mulheres não abandonam seus agressores pela dependência financeira. Queremos abrir seus olhos e mostrar que elas são protagonistas de suas vidas e que elas têm muito poder e são capazes de irem além”, comenta Camila Grande da Silva, psicóloga da secretaria.

A acadêmica Lindalva Suek, estava animada para receber dicas de oratória. “Percebemos que agora a Prefeitura de Guarapuava se preocupa com as mulheres e envolve muitas pessoas nessas ações. Acho muito interessante essa iniciativa e pretendo participar  dos cursos. Quero trabalhar com pessoas e além de tudo, quero me comunicar melhor, receber dicas, pois sei que podemos sempre melhorar”.

As profissionais do Conselho da Mulher de Guarapuava também participam da ação no calçadão da XV com o projeto “Bolsa Solidária”. Durante os três dias de mobilização, as equipes vão receber doações de bolsas e materiais de higiene pessoal, que serão encaminhadas para as mulheres que estão em situação  de risco social.

As atividades no calçadão da XV estarão disponíveis até quinta-feira (10), das 9h às 17h, com atendimento e orientações individuais. Psicólogas, assistente social e advogada continuarão  realizando esclarecimentos para as mulheres.

PROGRAMAÇÃO

Dias 09 e 10 de março – Ação “Mulher: protagonista dos seus direitos”

Local: Barracas na rua XV de Novembro em frente à Praça 9 de Dezembro

Horário: 9h às 17h

Ação: Durante todos os três dias haverá atendimento e orientações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, com psicóloga, assistentes sociais, advogada e divulgação dos cursos de pedreira e pintora de parede.

09 de março – Oficina: O poder da mulher empreendedora, com Jane Ayre do SEBRAE

Horário: 14h

10 de março – Roda de conversa: A invisibilidade das mulheres na história de Guarapuava, com a Profª. Dra. Kety Carla de March

Horário: 14h30
 

11 de março – Lançamento do documentário “Florescer”

Exibição do documentário “Florescer” com histórias e depoimentos reais das mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência, além do lançamento do livreto e dos spots com a mesma temática.

Horário: 15h30

Local: Sala de eventos, na Unicentro
 

13 de março – 4ª Corrida da Mulher

Largada: 8h30

Local: em frente à Prefeitura de Guarapuava

 

16 de março – Início do Curso Profissionalizante de Pedreira

Horário: 13h30

Local: Quilombo Paiol de Telha – Salão da comunidade

 

29 de março – Início do Curso Profissionalizante de Pintora de parede

Horário: 13h30

Local: Comunidade São Pedro – Boqueirão (Rua Guilherme Langue, 452)

 

30 de março –Inauguração da nova sede da Secretaria da Mulher

Horário: 15h

Local: Avenida Prefeito Moacir Julio Silvestri, 1545, bairro Batel



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet