Notícias

Secretaria de Obras trabalha na conclusão da ponte do Pinhãozinho

01/09/2015

Mais uma ponte está prestes a ser concluída pela Secretaria de Obras de Guarapuava. Nesta segunda-feira (31), a equipe executou a terceira etapa de construção da ponte sobre o Rio Pinhãozinho, com a colocação de uma manta de concreto com 20 centímetros de espessura. A estrutura de concreto substitui a antiga ponte de madeira que precisou ser totalmente reconstruída. Serão 42 metros de extensão por 6,30 de largura, com durabilidade estimada de 80 anos.

Cerca de 300 famílias que moram na divisa do município de Guarapuava com Pinhão serão beneficiadas após a conclusão da ponte. “A secretaria utilizou cerca de R$ 300 mil em recursos próprios, além de vigas de pré-moldado conseguidas junto ao DER [Departamento de Estradas e Rodagem]. Essa foi uma das pontes destruídas pela enchente no ano passado que era de madeira e estava em precárias condições”, afirma o secretário de Obras, Ivanês Joséfi. “Após a secagem do concreto, que demora entre 21 e 28 dias, o próximo passo será o aterramento das alas de contenção. O término da obra está previsto para 30 dias, garantindo mais segurança e tranquilidade aos moradores, agricultores e estudantes”, acrescenta Joséfi, informando que, na sequência, as equipes vão trabalhar na Ponte do Tio Abé sobre o Rio das Pedras, no Jordão

 

Rua Salvador Scheneider

A equipe da Secretaria de Obras está concluindo a instalação do bueiro na rua Salvador Scheneider, no Núcleo Ayrton Senna. Foram instaladas treze manilhas de um metro de altura cada e mais duas galerias pluviais, ampliando a vazão da água. “Era uma ponte de madeira e que dificultava a passagem da água, o riozinho transbordava e alagava as casas. Agora, as famílias estão mais tranquilas. A estrutura também proporciona segurança para a travessia de carros e pedestres”, destaca o secretário. “Agora estamos finalizando o cascalhamento na ponte”.