Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava é exemplo em comissão sobre descentralização ambiental
celso araujo - descentralização

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava participou na última semana, na cidade de Nova Tebas, de um evento que reuniu uma comissão composta por nove municípios que pretendem aderir a descentralização ambiental em suas cidades. A iniciativa teve como objetivo estabelecer critérios legais, procedimentos e cronograma para assumir a municipalização do licenciamento e fiscalização ambiental. A palestra foi ministrada pelo secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, que apresentou a experiência e as medidas que foram tomadas para que Guarapuava fosse o primeiro município do interior do Paraná a ser 100% descentralizado. “Hoje somos referência em todo o Estado e sempre que podemos, auxiliamos para que mais municípios consigam a descentralização ambiental. Para nós, que já temos uma experiência no assunto, sempre é gratificante compartilhar nossa contribuição no que for possível”, explicou Celso Araújo.

O termo de formalização assinado há dois anos entre Prefeitura de Guarapuava e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), proporciona mais autonomia, agiliza os processos e amplia o monitoramento ambiental. “Atualmente a descentralização ambiental é uma necessidade. Depois de ser um município descentralizado, Guarapuava conseguiu ser mais ágil com o licenciamento ambiental”, completou o Secretário.

Participaram do evento representantes dos municípios de Boa Ventura de São Roque, Cândido de Abreu, Iretama, Manuel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga e Santa Maria.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet