Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Meio Ambiente conscientiza população sobre separar os materiais para a coleta seletiva
orientacao coleta seletiva (16)

Você sabe como separar os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e rejeitos? Esse é o propósito do programa Reciclando Atitudes. Para orientar à população, equipes da Secretaria de Meio Ambiente, acadêmicos do curso de Biologia da Unicentro e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, estão passando por todas as residências para conscientizar os moradores sobre a maneira correta de separar os materiais para a coleta seletiva.

“O objetivo principal é orientar para que a população separe os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e rejeitos (lixo comum). As pessoas deixam de separar por achar que o lixo vai para um centro de triagem onde é feita a separação, mas isso não acontece. Outras vezes, também acontece dos materiais recicláveis serem misturados aos orgânicos e irem parar no aterro sanitário, o que não é correto. São duas situações que queremos evitar orientando a população”, ressalta a bióloga e diretora de Departamento da Educação Ambiental, Maristela Ferreira.

Outro propósito do programa Reciclando Atitudes é informar a população que a atitude de separar os materiais corretamente contribui com a renda dos operadores ecológicos, da cooperativa de reciclagem e ainda o aumento da vida útil do aterro sanitário. Além dos bairros onde há coleta seletiva, a equipe irá visitar faculdades e escolas para entregar material educativo sobre o tema e jogos para auxiliar as crianças sobre reciclagem de uma forma lúdica. “Temos de começar a educação ambiental desde cedo, por isso desenvolvemos um material especial para as crianças, que  geralmente auxiliam os pais a separarem o lixo em casa da forma correta”, acrescentou Maristela.

O papeleiro, Edson Luiz Neves, de 60 anos, morador do bairro Santa Cruz, recebeu a visita da equipe e comentou sobre a importância do programa. “Apesar de na minha casa já ser feita a separação dos materiais, alguns eu ainda não sabia onde descartar, como o óleo de cozinha, por exemplo. A visita da equipe foi muito importante”, ressaltou Edson.

 

Cronograma da Coleta Seletiva:

Segunda-feira – Centro (a partir das 8h); Santa Cruz (Tarde); Entre Rios (dia todo).

Terça-feira: Trianon, Cristo Rei, Bonsucesso e São Cristovão (tarde); Entre Rios (dia todo);

Quarta-feira: Batel; Vila Carli (tarde); Entre Rios (dia todo); Centro (a partir das 8h).

Quinta-feira: Vila Buck, São Cristovão (manhã); Bairro dos Estados, Bonsucesso Praça da Fé e Núcleo Padre Chagas (tarde); Entre Rios (dia todo).

Sexta-feira – Centro (a partir das 8h); Santana e Alto da XV (dia todo).

 

Materiais Recicláveis:         

Papel: jornais, revistas, cadernos, listas telefônicas, caixas de papelão e embalagens tetrapack.

Vidro: garrafas, potes e frascos de alimentos e de produtos de higiene e limpeza.

Plástico: garrafas de água e refrigerante, sacolas plásticas, embalagem de produtos de higiene e limpeza, brinquedos e utensílios de plástico.   

Metal: latas de bebida e de alimentos, panelas (sem cabo), talheres, bacias e objetos de cobre, zinco, bronze e ferro.

Resíduos Orgânicos: sobras de alimentos, cascas de frutas, verduras e folhas.

Rejeitos: fraldas, absorventes, papel higiênico, preservativos, lenços de papel, guardanapos, entre outros.

 

Postado em: 05/04/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet