Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Esportes realiza Projeto de Iniciação Esportiva em Escolas Municipais
esporte rendimento (12)

Realizado pela Secretaria de Esportes, com alunos de 4ª e 5ª séries em mais de 30 escolas municipais, o Pliem (Projeto Lobinho de Iniciação Esportiva das Escolas Municipais de Guarapuava) tem como objetivo descobrir alunos que possuem habilidades para o esporte e aperfeiçoar esse talento, além de proporcionar a participação em competições municipais e estaduais. Uma equipe, composta por professores e estagiários de Educação Física, aplica e coordena testes, os quais proporcionam a análise individual do desempenho de cada aluno. “São vários os projetos existentes na cidade. O Pliem é um dos principais, pois revela talentos no esporte. Estamos trabalhando cada vez mais para incentivar desde cedo o gosto pelo esporte de qualidade que nossa cidade desenvolve”, afirma o secretário Celso Góes, que visitou a Escola Municipal Caroline G. Franco, onde acompanhou o andamento do projeto.

As crianças passam por 12 testes, entre eles de peso, altura, força, salto horizontal, velocidade, agilidade e aeróbico. Um profissional de Educação Física elabora o perfil de cada criança e a direciona para aperfeiçoar a habilidade em escolinhas de futsal, vôlei, basquete e atletismo. “Nos testes de rendimento esportivo, descobrimos alunos que se destacam em vários testes; outros, apenas em um; e há aqueles com dificuldade de desenvolver qualquer teste, aí identificamos que a criança pode estar com problemas de respiração, má postura ou obesidade. Nesses casos, é orientada em como corrigir parcialmente o problema, praticando exercícios apropriados para cada caso”, explica o professor de Educação Física, Alexandre Danziato.

Entre um teste e outro, as gêmeas Karinny e Cristinny Blanski, 9 anos, garantiram um excelente rendimento. “Somos muito incentivadas pelos nossos pais para praticar esportes. Estamos felizes em saber que tivemos um nível de excelência nas atividades”, conta Karinny, sorridente. Quem auxilia no desenvolvimento dos testes acredita que o incentivo da Prefeitura de Guarapuava é fundamental. “Estamos vendo um resultado bem positivo a partir dessas avaliações. As crianças estão motivadas para se aperfeiçoar na modalidade que melhor desenvolvem. O projeto é um sucesso”, opina o estagiário Pedro Felipe Schinemann. “É muito interessante essa atenção que está sendo dada às crianças. Incentivar nossos pequenos no esporte também é garantia de um futuro melhor”, acrescenta a diretora da escola, Valdione Ribeiro Chiquito.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet