Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Educação e Cultura promove Corrente Cultural na praça da Ucrânia
corrente cultural (31)

A tarde foi animada para os guarapuavanos no último domingo (30). Pessoas de todas as idades marcaram presença na Corrente Cultural, que aconteceu na Praça da Ucrânia. O programa é uma iniciativa do Departamento Municipal de Cultura, com objetivo de proporcionar à população momentos de lazer e entretenimento, aproximando a prefeitura da população e utilizando os espaços públicos com de arte, música e teatro. “O espaço da praça foi revitalizado pela Prefeitura de Guarapuava e, aproveitamos para realizar a tarde aqui, sendo um lugar familiar, gostoso e com muita sombra. Tem muita coisa boa sendo realizada na secretaria e nas escolas, queremos mostrar o que está sendo feito de positivo e dividir com os guarapuavanos”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Larissa Rafaela Dalposso é vizinha da praça e estava com a mãe e tias. Ela conta que depois da revitalização feita pela prefeitura, o ambiente ficou mais agradável e familiar. “Estamos gostando bastante das apresentações, chamando a atenção de adultos e crianças, espero que aconteça mais vezes”, comenta. Embaixo das árvores, sentados ou em pé, todos aproveitaram as emocionantes apresentações, como das fanfarras das escolas municipais Hildegard Burjan e Hipólita Nunes de Oliveira; alunos da oficina de flauta doce e contação de histórias do projeto Vem Ler, realizadas na Casa da Cultura; a Banda Jovem de Guarapuava; e a orquestra e coral da UTFPR de Francisco Beltrão. A Secretaria de Agricultura levou a Feira do Produtor até a praça, proporcionando a venda em um domingo.

Sandro Silvério levou a esposa, o filho e até o cachorrinho. “É uma oportunidade para sairmos de casa e passear, além da praça ser um local agradável, podemos ter a oportunidade de vivenciar a cultura, através da música e trocas de experiências”, avalia Silvério. Franciella Toledo Felchak Silvestri mora no Centro e ficou sabendo da programação pela internet. “A iniciativa da prefeitura é boa, sendo um evento que envolve o incentivo à leitura e à cultura. Precisamos valorizar esses momentos”, relata Franciella, que foi com seu marido e as duas filhas.

Alunos, servidores, técnicos administrativos e pessoas da comunidade fazem parte da orquestra e do coral da UTFPR de Francisco Beltrão. Os guarapuavanos foi presenteados com apresentações ecléticas, como músicas indígena e russa. Para o maestro Mauro Cislaghi, a música desenvolve o senso crítico e a sensibilidade. “Em todo grupo, toda cultura, a música está presente. É um privilégio nos apresentarmos em uma praça pública para tanta gente, possibilitando mostrar vários estilos”, afirma Cislaghi.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet