Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Educação conscientiza pais e alunos a respeito da biometria
Fórum Eleitoral

Tecnologia usada para assegurar a identificação do eleitor, garantir a segurança e a transparência no voto, o cadastramento biométrico, regulamentado pela Resolução nº 23.335/2011 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), está sendo realizado de forma gradativa pela Justiça Eleitoral em todo o país. Até o momento, dos 122 mil eleitores do município e mais de 30 mil das cidades que integram a regional (Campina do Simão, Turvo, Foz do Jordão e Condói), apenas 63% realizaram a biometria. O prazo finaliza no dia 18 de dezembro, por isso uma ação da Secretaria de Educação e Cultura visa conscientizar os pais de alunos das escolas municipais sobre o cadastramento.

A iniciativa, realizada em escolas da cidade e dos distritos, consiste em informar, por meio de material educativo, como cartazes e panfletos, dados importantes a respeito da biometria. “A administração municipal assumiu o compromisso de informar os alunos de Guarapuava, para que dessa forma eles repassem aos pais em casa e, assim, possamos contribuir com o cadastramento, pois o prazo está finalizando”, explica a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy. De acordo com a chefe do Cartório em Guarapuava, Liciane Priscila Olanyk, é importante não deixar o cadastro para última hora. “Se todos os 56 mil eleitores que ainda não se cadastraram deixarem para os últimos dias, aumentam as chances de filas e o transtorno na espera”, explica, alertando que o cadastro é obrigatório e a não realização implica na inadimplência do eleitor perante a Justiça Eleitoral. “Quem não realizar a biometria terá o título e o CPF cancelados e não poderá obter documentos públicos, nem votar nas próximas eleições”.

O eleitor pode fazer agendamento no site www.tre-pr.jus.br para, dessa forma, garantir o atendimento no horário escolhido. Para o cadastro, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência. O Fórum Eleitoral, que fica na rua Brigadeiro Rocha, bairro Trianon, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. O número para mais informações é (42) 3623-7534.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet