Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Assistência Social oferece cursos a crianças e adolescentes guarapuavanos
IMG_6271

Larissa Cristina Garcia, 13 anos, descobriu seu talento e logo entrou no mundo da dança. Foi na oficina de jazz, desenvolvida pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), da Secretaria de Assistência Social, que ela percebeu qual era seu ritmo. “Fiz novos amigos aqui e a professora nos incentiva muito a darmos sempre o nosso melhor, por isso quero me destacar através da dança”, conta a menina que mora no Jardim Europa. Crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, que, assim como Larissa, podem participar de oficinas e aulas com um caráter preventivo e proativo, no contra turno escolar, tendo um contato direto com a cultura, esporte, lazer e recreação.

A secretaria também trabalha em conjunto com instituições sem fins lucrativos e empresas. Um exemplo é o PPTA (Projeto de Proteção ao Trabalho do Adolescente) do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Repinho, atendendo o bairro Industrial e a região. Atualmente 380 pessoas atendidas pelo Centro de Referência tem oportunidade de participar de diversos cursos profissionalizantes, tais como operador de computador, auxiliar administrativo, recepcionista e outros. Como também são ministradas aulas de futsal, vôlei, violão, artesanato, informática, teatro, valores humanos e cristãos.  “O maior incentivo que podemos dar a essas crianças e adolescente é a participação em apresentações artísticas por toda cidade. Cada coreografia é pensada, montada e ensaiada por em média duas semanas. Quando a apresentação acontece, é motivo de orgulho não só para eles, mas para mim ao ver a alegria no rosto de cada um”, diz a professora de dança Sheila Gonçalves.

As ações da Secretaria de Assistência Social não se limitam somente aos bairros. O programa Pelotão Esperança, uma parceria com o 26º GAC e Rotary Club que se unem para beneficiar adolescentes de 12 a 14 anos no contraturno escolar. “Estamos trabalhando com muita dedicação para que as atividades sejam desenvolvidas com qualidade, ultrapassando os objetivos. São diversas oportunidades, para que crianças e adolescentes possam ter a chance de um futuro promissor. Sonhos que podem ser alcançados com essas ações”, ressalta a secretaria de Assistência e Social, Eliane De Carli, destacando que a garotada tem acesso a aulas de teatro, música, desenho, pintura, leitura, entre outras atividades orientadas por educadoras sociais.

Através do programa Formando Cidadão, a Assistência Social, o 16º Batalhão de Policia Militar e entidades contribuem com o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Eles têm oportunidade de participar de oficinas de informática, esporte, saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente, além de cuidarem da horta comunitária e receberem atendimento especializado nas unidades do Cras, Creas e Caps.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet