Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Agricultura e Turismo entrega 25 mil mudas de morango para pequenos produtores de Guarapuava
ENTREGA MUDAS (11)

Qualidade de vida para o pequeno produtor rural de Guarapuava. Esse é um dos benefícios proporcionados pelo Programa Vida Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, que desde 2013 está mudando a realidade dos pequenos produtores do município. Uma dessas beneficiadas é produtora Luíza Pereira Viana, da Comunidade Paiol de Telha, em Entre Rios. Ela recebeu na manhã desta sexta-feira (25), mais mil mudas de morangos que serão cultivados em sua propriedade. “Participo do Vida Rural há três anos e desde que entrei no programa minha vida mudou para melhor. Já recebi ao longo desses anos, mais de 3 mil mudas de morango, que vão para a Feira Solidária e Merenda Escolar, além de vendê-los in natura e como geleias e doces. Sou muito grata pela assistência da Secretaria, pois nunca tivemos um apoio assim. Tenho orgulho da minha produção de morangos, pois são eles que me salvam todo mês”, afirmou a produtora, que também cultiva verduras, as quais já contam com destino final, assim como os morangos.

Além da Luíza, mais 24 produtores da cidade e dos distritos guarapuavanos também receberam cada um mil mudas, totalizando 25 mil mudinhas frutíferas distribuídas. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, a entrega das mudas de morango fazem parte do Projeto Pequenas Frutas, do Programa Vida Rural, que incentiva o cultivo, aumentando o leque de produtos ofertado e expandindo os negócios dos pequenos produtores. “Entregar essas mudas significa fomentar esse segmento comercial que, até então, era pouco explorado em nosso município. Atualmente temos 70 pequenos produtores que participam do projeto e já reconhecem os benefícios, principalmente como uma alternativa de renda. Nossa secretaria sempre teve um olhar diferenciado para esses produtores, proporcionando novas oportunidades de negócios, respaldadas com estrutura e acompanhamento técnico. O cultivo dos morangos em Guarapuava está sendo um sucesso”, ressaltou Itacir.

Durante a entrega, os produtores ainda receberam orientações técnicas para cultivo da fruta. “Fazemos questão de ensiná-los como plantar e cuidar das mudas durante todas as entregas. Além disso, periodicamente vamos até as propriedades para acompanhar a produção”, enfatizou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Turismo, Emmanuel Delle Sens, informando que após 60 dias de plantio, já é possível colher os frutos e que anualmente o cultivo de mil mudas, pode atingir uma produção de uma tonelada de morangos.

 

Publicado em 25/08/2017



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet