Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria de Agricultura e Procon fiscalizam feiras do produtor rural de Guarapuava
PROCON SURPRESA 5

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Agricultura e Procon, possibilitou a fiscalização de produtos em feiras do produtor rural de Guarapuava. A atividade, ocorrida nessa terça-feira (22), teve como objetivo impedir o comércio clandestino de produtos de origem animal nas feiras, visto que os produtores que comercializam esse tipo de produto na feira ou em qualquer comércio do município deve atender a legislação, estando registrado no serviço de inspeção. “Esta é uma ação importante para garantir a qualidade da oferta dos produtos das nossas feiras e, ainda, fiscalizar os comerciantes quanto a procedimentos obrigatórios necessários para o sucesso e eficiência da feira do produtor”, afirmou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane. Cabe salientar que essa ação não se restringirá as feiras. “Os produtos de origem animal são os maiores responsáveis pela transmissão de doenças, por isso, a regularização é tão importante e a fiscalização é mais intensa. Outras ações serão realizadas no comércio da cidade”, explicou a diretora do Departamento SIM/POA, Elizangela Coradassi.

Constantemente, a Secretaria de Agricultura realiza ações educativas com os comerciantes, como conversas e distribuição de ofícios e panfletos informando os comerciantes e também os consumidores sobre os perigos da comercialização de produtos sem o selo de inspeção. “É preciso que os comerciantes estejam regularizados e tenham o selo de inspeção para garantir a segurança do consumidor. Felizmente, casos de venda de produtos clandestinos não são freqüentes, justamente porque não há legitimidade nesse ato, nem para quem vende, nem para quem compra, já que o consumidor fica impossibilitado de reclamar, caso haja algum problema, pois não possui nota fiscal”, avaliou o coordenador do Procon de Guarapuava, Paulo Lima.

Para conseguir o selo de inspeção, basta que o comerciante procure o serviço de inspeção municipal, na Secretaria de Agricultura. A equipe fará a vistoria prévia e repassará orientações aos produtores sobre os procedimentos necessários. Após a instalação e o registro, a comercialização poderá ser iniciada.

Vale ressaltar que a Secretaria de agricultura incentiva a agroindústria famíliar e está sempre disposta a dar informações e orientações àqueles que querem comercializar esse tipo de produto, não só nas feiras, mas também no comércio em geral. “Basta procurar tanto o serviço de inspeção quanto a divisão de agroindústrias na Secretaria de Agricultura que o produtor receberá as informações necessárias para iniciar ou regularizar seu empreendimento”, acrescenta a Chefe de Divisão de Agroindústrias, Michele Dal Santos.

Publicado em: 23/10/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet