Prefeitura Municipal de Guarapuava
Secretaria da Mulher inicia projeto Cidade 50/50: todos e todas pela equidade de gênero
Sec da Mulher (3)

Construir uma cidade democrática onde a participação das mulheres em todas as áreas seja uma realidade é o objetivo do projeto Cidade 50/50: todos e todas pela equidade de gênero. A iniciativa será desenvolvida em Guarapuava pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A ideia é seguir o modelo implantado pela ONU Mulheres que elenca doze propostas organizadas em seis áreas: Governança e Financiamento, Empoderamento Econômico, Participação Política, Educação para Igualdade, Enfrentamento à Violência contra Mulher e Saúde.

O projeto prevê o empoderamento das mulheres no território das cidades, nas esferas pública e privada, na economia, política, ambiente de trabalho, saúde, educação, cultura, lazer, mobilidade, transporte público e em outras áreas de incidência na cidadania. Para que o projeto seja implantado, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, esteve em Brasília, apresentando o trabalho desenvolvido em Guarapuava e o anseio pelo novo projeto.

“Visitamos a ONU Mulheres para pedir apoio ao projeto e ainda tivemos duas reuniões, uma com a secretária nacional de políticas públicas, Aparecida Moura, e outra com os deputados federais Aliel Machado e Alex Canzini. Em ambas, destacamos as atividades da secretaria em Guarapuava e fizemos uma prestação de contas do que foi feito com recursos federais, para demonstrar que o nosso município aplica bem esses recursos”, observou Priscila. Ainda, segundo a secretária, o deputado federal Aliel Machado sinalizou a aplicação de uma emenda parlamentar para a implantação do projeto.

Ainda em Brasília, a equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres participou do Seminário Internacional Equidade de Gênero: Representação Política de Mulheres – Diálogo Países Nórdicos, Brasil e América Latina, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ONU Mulheres, Flacso, Clacso, Eurosocial e Embaixadas dos Países Nórdicos. O evento abordou a trajetória da representação política das mulheres no Brasil e América Latina, bem como a experiência específica dos países nórdicos, uma vez que estes países se encontram em posição de liderança nos índices de igualdade de gênero em diversas dimensões, além de apresentarem altos índices na dimensão da representação política. “Um país só consegue ter o desenvolvimento pleno quando suas políticas atendem a toda a população. Nosso país é composto 50% por mulheres, portanto, a equidade de gênero é  um pilar fundamental para o desenvolvimento pleno da nação”, acrescentou a secretária.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet