Prefeitura Municipal de Guarapuava
Sancionado Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
img_2095

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, acompanhado da vice-prefeita e Secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, sancionou hoje, segunda-feira (05), o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A assinatura aconteceu no Paço Municipal e reuniu também as entidades que participaram da elaboração do plano. “O plano institucionaliza e aperfeiçoa as políticas executadas pelo município nos próximos 10 anos. Este é um marco legal que orientará o nosso trabalho e também dos próximos gestores. É um texto maduro e viável, que foi muito bem discutido pelos principais atores desse processo”, destacou o Prefeito durante a solenidade.

O Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres está alinhado ao Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e ao Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. “Existir uma lei específica que garante a execução de políticas públicas para as mulheres é um avanço na conquista dos nossos direitos. Por meio dele ampliamos as políticas incluindo o atendimento às minorias, aquelas mulheres que ainda não estão sendo olhadas. Além disto, é uma atitude que demonstra nossa sensibilidade e dedicação em transformar a realidade das guarapuavanas”, confirmou a Vice-prefeita.

Os objetivos do plano são fomentar a ampliação das políticas públicas destinadas às mulheres, com foco no empoderamento social, econômico e político, garantir o cumprimento de ações continuadas, reconhecer a violência de gênero, de raça e etnia como violência estrutural e histórica, assegurar ações que desconstruam estereótipos, representações de gêneros, mitos e preconceitos em relação à violência contra a mulher e promover a integração e a articulação dos serviços e institucionalização de atendimento às mulheres em situação de violência, fortalecendo a Rede de Enfrentamento. “Guarapuava saiu na frente ao construir esse plano. Em dez anos, pretendemos ter uma realidade diferente e que seja resultado dessa importante ação”, finalizou Cesar Silvestri Filho.

Participaram da construção do plano, as seguintes entidades: 5ª Regional de Saúde, Acopecc, APP Sindicato, Câmara Municipal de Vereadores, CAPS – AD II, CAPS II, Centro de Nutrição Renascer, Cisgap, Coletivo Bajuba, Coletivo Feminista Claudia da Silva, Comunidade Paiol de Telha, Conselho da Comunidade, Conselho Municipal da Mulher, Conselho Tutelar, CRAS III, CRAS IV, CREAS, Ministério Público, Movimento de Mulheres da Primavera, Movimento de Mulheres do Alto da XV, NRE, Patronato/Unicentro, PIG SESP/PR, Programa de Órtese e Prótese/ADFG, SAE, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Saúde, SISPPMUG, Unicentro e UTFPR.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet