Prefeitura Municipal de Guarapuava
SAMU promove simulado de acidente envolvendo mais de 150 pessoas
simulacao samu (34)

 

Uma simulação de acidente, promovida pelo SAMU, para comemorar os 10 anos de serviços na cidade, na manhã desta segunda-feira (22), na BR 277 em Guarapuava, chamou a atenção de inúmeras pessoas. A simulação apresentou, à comunidade e veículos de comunicação de toda região, o preparo dos profissionais dos órgãos de urgência e emergência que atuam em Guarapuava. Esteve presente a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, SAMU, Corpo de Bombeiros, Graer, Polícia Militar e Guaratran.

“Provavelmente um acidente desse porte, sem o atendimento do SAMU e do Corpo de Bombeiros, resultaria em uma porcentagem grande de óbitos. O simulado busca, principalmente, integrar os dois sistemas. Além disso, capacitar os profissionais que não vivem o atendimento múltiplo no dia a dia, pois quando isso acontece, a equipe não tem tempo de se preparar”, afirma o coordenador do SAMU, Franco Bittencourt. O aspirante do Corpo de Bombeiros, Gabriel Alexandre Latuf, conta que, além de realizarem o atendimento, numa situação dessas a equipe ainda precisa trabalhar com a sinalização da via. “Colocamos fita zebrada e avisamos o público para que deixem um espaço para trabalharmos com tranquilidade. Até chegar ao local, orientamos as pessoas por telefone para que não mexam nas vítimas, mas verifiquem se existe alguma gravidade ou princípio de incêndio”.

De acordo com o diretor de departamento do SAMU, João Guerino Cato, os simulados são muito importantes para que se possa integrar os serviços do SAMU e Corpo de Bombeiros. “Estamos em uma região que existem muitos acidentes por dia, mesmo dentro da cidade. Essa integração tem como objetivo usar o melhor recurso, para que, em uma situação de emergência possamos identificar quem está mais perto, garantindo que atendimento seja feito no menor tempo possível. Já existe uma integração de recepção dos chamados de emergência junto com o Corpo de Bombeiros”, destaca.

Guarapuava conta com uma base do Corpo de Bombeiros, no centro cidade, a Urgência Municipal, no Trianon e uma base descentralizada avançada no bairro Primavera.

O Simulado de Acidente do SAMU movimentou:

 – 25 profissionais do SAMU;

– 20 profissionais do Corpo de Bombeiros;

– 65 alunos da Unicentro, dos cursos de enfermagem e fisioterapia, sendo que 32 atuaram como vítimas;

– 2 caminhões do IML;

– 1 helicóptero do Graer;

– 1 viatura da Polícia Militar;

– 1 viatura do Guaratran;

– 2 caminhões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros;

– 2 ambulâncias do Corpo de Bombeiros;

– 3 carros de apoio do Corpo de Bombeiros;

– 2 ambulâncias de suporte avançado do SAMU;

– 2 ambulâncias de suporte básico do SAMU. 

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet