Prefeitura Municipal de Guarapuava
Rio das Pedras marca cenário de mais uma Caminhada na Natureza em Guarapuava
Caminhada - Rio das Pedras  (50)

O domingo começou cedo para cerca dos 645 caminhantes, que participaram da 1ª Caminhada na Natureza – Circuito Rio das Pedras.  Em frente à Sede da Associação dos Produtores, Moradores e Amigos da Campina Guabiroba, os participantes chegavam empolgados e prontos para enfrentar os nove quilômetros de caminhada. “Viemos cedo para aproveitar o café da manhã e já começar nossa caminhada”, exclama Dona Edites Matoso, de Turvo.

Além dos guarapuavanos, catarinenses, paulistas e cariocas também representaram seus Estados no circuito que passou por inúmeras propriedades rurais da região. “É uma alegria poder caminhar em um lugar tão lindo como esse. Melhor ainda é saber que essa beleza faz parte de Guarapuava”, comenta a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.

Logo após confirmar o credenciamento, foi hora dos participantes tomarem um café rural, com produtos coloniais produzidos pelos pequenos agricultores do programa Vida Rural, da secretaria de Agricultura de Guarapuava. Além do café, o evento, que foi organizado pelas secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Indústria, Comércio e Turismo, com o apoio da Emater também ofereceu um espaço para comercialização de verduras, artesanato e doces. Os valores arrecadados com a venda de artesanatos e refeições serão revertidos para os membros da associação local. “Em todas as Caminhadas tenho espaço garantido para vender meus artesanatos. A venda neste ano está muito boa. Com certeza vou vender em outras Caminhadas também”, fala contente a comerciante, Neuza Amaral. 

Depois de um café da manhã caprichado, foi hora do alongamento seguido do início da Caminhada. Durante o percurso, os participantes atravessaram pontes, subiram morro e paravam nos pontos de carimbo, a comprovação de que os caminhantes completaram o percurso. Pela terceira vez participando da Caminhada em território guarapuavano, o colombiano Lesar Ivan Galindo não deixou de elogiar, mais uma vez, a natureza local. “Gosto muito dos circuitos dessa região do Paraná. A Caminhada de hoje foi muito boa”, elogia o participante internacional.

Fim de percurso. Alguns caminhantes chegando sozinhos e outros em grupo comemoravam os nove quilômetros da Caminhada exaustos! João Vitor de Lima Roque, 11 anos, foi o primeiro a terminar o circuito Rio das Pedras. “Foi bem desafiante fazer esse circuito hoje, mas no final tudo deu certo e eu consegui chegar na frente e conquistar o troféu”, conta.

Os caminhantes da melhor idade também foram representados no percurso. “Foi muito bom poder participar pela primeira vez e ser reconhecido pelo esforço”, exclama, feliz, Acir Coradassi de 70 anos, que recebeu o destaque por ser o caminhante mais idoso a participar, assim como João Henrique, 6 anos, que recebeu o troféu como o caminhante mais novo da Caminhada.  Após as premiações, quem preferiu ficar no local, pode saborear um almoço rural, com arroz carreteiro, galinhada com polenta, saladas e frutas.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet