Prefeitura Municipal de Guarapuava
Reuniões mensais com equipes das UBS avalia índices de impacto das ações à saúde da população
reuniao indices das ubs (2)

Coordenadores e representantes das equipes das 33 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Guarapuava, reuniram-se nessa terça-feira (05), em uma das salas da Faculdade Guairacá, para apresentação e reflexão dos índices alcançados com as ações das unidades. Na ocasião, foram apresentados diversos dados, como número de cadastros e atendimentos por UBS. “O planejamento e mensuração dos resultados é fundamental para aumentarmos a eficácia da rede de atenção primária. Ao mapearmos os usuários cadastrados e os índices de cada unidade, podemos fazer um diagnóstico das áreas que precisam de reforços”, ressaltou o secretário de saúde, Celso Góes.

A consultora da Secretaria de Saúde, Dra. Maria Emi Shimazaki, explicou que a partir dos indicadores é possível saber quais as principais condições de saúde da população e assim melhorar o atendimento em cada UBS. “Não basta que façamos, nós queremos medir e saber o impacto das nossas ações sob a saúde da população. Durante o ano nos organizamos para que todas as unidades fossem capacitadas, padronizamos os indicadores e mensalmente os coordenadores das unidades nos apresentam a sua situação atual”, destacou.

Além disso, a partir de 2020, o Ministério da Saúde mudará a forma de financiamento para os municípios e o processo de mudança exige uma nova organização. “Esta reunião é uma preparação porque ano que vem receberemos recursos pela população cadastrada e por desempenho, ou seja, pelos indicadores. Por isso, estamos intensificando o cadastramento e vamos intensificar ainda mais no primeiro trimestre de 2020”, acrescentou Dra. Maria Emi.

Todos os meses são sorteadas unidades para apresentar os resultados obtidos durante o ano. “Todas têm que apresentar um balanço geral para o grupo. É um momento para discutir os erros e acertos e multiplicar informações, porque pode ser apresentada uma sugestão ou uma ação que está dando bons resultados para outra unidade aplicar na sua comunidade”, comentou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Maria Thereza Teixeira Massoqueti.

Publicado em: 06/11/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet