Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
compromisso a bandeira

Jovens recebem certificado de dispensa de incorporação

Nesta sexta-feira (25), 320 jovens receberam o certificado de dispensa de incorporação ao serviço militar e compromisso à bandeira. A cerimônia, realizada no ginásio do 26º GAC, contou com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, dos vereadores Mario Scheidt e Nerci Guiné, do comandante do 26º GAC, o tenente coronel Eduardo Netto Reis, e de representantes do 16º BPM e familiares dos dispensados. Para o prefeito Cesar Filho, a ocasião simboliza mais uma etapa na vida desses rapazes. “É uma data marcante na vida de cada um deles, um momento de transição para a vida adulta. O certificado de dispensa não termina com as obrigações com o país, uma vez que devemos continuar como cidadãos de bem, contribuindo com o progresso e desenvolvimento de nossa sociedade”, comenta.

O prefeito ainda destacou a importante parceria entre a prefeitura e o 26º GAC. “O exército sempre está de prontidão para nos ajudar, mas não apenas nos momentos de crise. Temos a certeza e a tranquilidade de que as necessidades da população serão sempre atendidas”. O 1º tenente e delegado da 25ª Delegacia de Serviço Militar, Marco Antonio Vieira, conduziu o compromisso prestado à bandeira nacional e discursou sobre a importância de estar em dia com as obrigações militar. “Esse momento traduz um ato de civismo e cumprimento militar. Com o certificado de dispensa, esses jovens estão assumindo um compromisso com o país, atuando como agentes na construção de um Brasil próspero”, destaca.

 

Em reunião, equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres orienta médicos ginecologistas e obstetras sobre atendimento às vítimas de violência

Nesta sexta-feira (25) a equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres realizou uma reunião com os médicos ginecologistas e obstetras sobre os procedimentos para o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar. A vice-prefeita e secretária Eva Schran apresentou a estrutura e o trabalho da secretaria. “Os profissionais da saúde são um dos pilares da rede de enfrentamento à violência e por isso precisamos dessa parceria com os médicos para que eles também orientem suas equipes e atendam de forma humanizada as vítimas de violência doméstica e familiar”, explica Eva Schran.

A Secretaria de Políticas para Mulheres, em conjunto com a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Guarapuava, também desenvolveu uma cartilha explicativa sobre as formas de violência, o fluxo de atendimento em caso se violência sem lesão, com lesão e sexual, além de uma lista telefônica com os contatos de todas as instituições que integram a Rede. O material foi apresentado aos médicos como instrumento de trabalho e orientação nos atendimentos às mulheres em situação de violência que chegam às Unidades Básicas de Saúde, Urgência Municipal, UPA e Centro de Saúde da Mulher.

O médico ginecologista Luis Fernando Condessa valorizou a iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres e alertou sobre a importância dos profissionais estarem unidos no atendimento às vítimas de violência. “Nós sabemos sobre a importância de prestar um atendimento humanizado às mulheres, vítimas de violência, mas hoje em dia os profissionais da saúde estão isolados. Precisamos dessa ação conjunta para que todos saibam da existência da Secretaria, da Rede e dos procedimentos corretos sobre as orientações e locais para onde devemos encaminhar as mulheres vítimas de violência”, comenta o médico.

Para ver a Cartilha as instruções para o atendimento à mulher em situação de violência clique aqui

 

Surg e Guaratran continuam intervenções no trânsito para melhoria do tráfego

Com o objetivo de oferecer um trânsito mais seguro à população, Surg e Guaratran estão executando diversas intervenções nas ruas de Guarapuava. Nos últimos dias, duas novas rótulas estão em construção. A primeira, entre a Travessa Arlindo de Almeida e Avenida Serafim Ribas no bairro Boqueirão, integra o plano de revitalização da avenida. A segunda, em forma de gota, no cruzamento das ruas 17 de Julho com Saldanha Marinho, no Trianon,  atende a uma antiga reivindicação da população e busca diminuir o número de acidentes na região.

De acordo com o engenheiro de tráfego da Surg, César Sanchez, essas duas regiões possuem um número alto de veículos trafegando todos os dias e as rótulas promovem um trânsito mais lento e seguro. “Esta é a segunda rótula que a Arlindo de Almeida recebe devido a sua importância. Ela liga as ruas Guaíra e Serafim Ribas que fazem a ligação norte-sul da cidade. Além disso, a via possui baixa visibilidade e, com o aumento de empreendimentos na região, sobe também o número de veículos, fator que pode influenciar no número de acidentes”, explica.

O Comutra (Conselho Municipal de Trânsito) é um elemento fundamental para as melhorias no trânsito. Nas reuniões do órgão, o poder público e a comunidade podem opinar e debater sobre soluções para Guarapuava. “Trabalhamos muito para encontrar a melhor solução para o cruzamento entre a 17 de Julho e a Saldanha, pois sabemos que a população pedia há anos que algo fosse feito ali”, relata Sanchez. Além disso, estão previstas outras seis rótulas na rua XV de Novembro no Morro alto, entre os 4 km revitalização que iniciaram no mês passado. O Comutra ainda estuda outros pedidos em toda a cidade.

 

Rua do Bairro dos Estados terá trecho de sentido único

Por deliberação do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Sinalização), o Guaratran está implantando sinalização de sentido único na quadra residencial da Av. Silvino Pereira da Silva, no Bairro dos Estados. A partir do dia 1º de agosto, próxima sexta-feira, o sentido passa a ser da Rua Santa Catarina para a Rua Saldanha Marinho.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet