Resumo de Notícias

24/07/2014

Projeto Arte em Farinha recebe Circuito Esdel de Panificação e Confeitaria

Na tarde desta quinta-feira (24), o Projeto Arte em Farinha, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, proporcionou uma atividade diferente aos gurarapuavanos. A equipe recebeu o Circuito Esdel de Panificação e Confeitaria que apresentou sua linha de produtos e as tendências do mercado, oferecendo consultoria sobre aplicação de produtos do setor e estratégias de venda. Além dos alunos do Arte em Farinha, participaram do evento representantes de panificadoras, confeitarias e restaurantes, instituições de formação de pessoas no setor de gastronomia e consumidores.

A confeiteira e coordenadora do Arte em Farinha, Aglair Roloff, explica que a troca de experiência é muito importante para a evolução do projeto. “O que nossa equipe está aprendendo aqui será repassado em nossos cursos para que os participantes possam aumentar sua renda com uma produção diferenciada”. Duas mesas de degustação foram montadas para serem provadas no final do evento, uma de doces e outra de salgados. O consultor de vendas do grupo Esdel, Rosenildo Marçal, acompanhou a preparação do eventonto com a equipe do Arte em Farinha. “Escolhemos fazer a parceira com esse projeto por sabermos que ele oferece cursos para população e que daqui saem profissionais realmente qualificados”.

Bolos, tortas, bombons, torteletas, sanduíches e pães, além de embalagens e outras mercadores foram expostos aos participantes. “Produtos desse segmento qualquer estabelecimento oferece, porém nosso objetivo é mostrar as tendências de mercado e falar sobre a importância da escolha da matéria prima, da exposição no balcão e a embalagem que chega até o cliente”, completa Marçal. Também foi debatido sobre o visual e tamanho dos produtos.

CAD enfrenta Orlândia no Joaquim Prestes

Após a estreia contra a equipe Floripa Futsal e a disputa com o Futsal Brasil Kirin, o time guarapuavano segue na preparação para enfrentar o Intelli/Orlândia (SP) neste sábado (26), no ginásio Joaquim Prestes. Com o apoio da Prefeitura de Guarapuava, o Clube Atlético Deportivo participa da Liga Futsal 2014 pelo segundo ano consecutivo.

Os ingressos para a partida podem ser comprados na Farmácia Trajano Matriz (Rua Saldanha Marinho, 1888, Centro); Farmácia Trajano Bonsucesso (avenida Manoel Ribas, 3762, Bonsucesso); Farmácia Trajano Santa Cruz (rua Saldanha Marinho, 998, Santa Cruz); Farmácia Trajano Santa Paula (Rua XV de Novembro, 5720, Centro, em frente Magazine Luiza), Luke Moto Peças (avenida Moacir Julio Silvestri, 818, Bairro dos Estados), no Posto Wouk (rua XV de Novembro, 6493 – Alto XV), na Repetec Informática (Benjamin Constant, 668 – Centro; Praça Cleve) e no Ginásio Joaquim Prestes.

Programa Melhor em Casa proporciona atendimento humanizado à pacientes

Lançado há pouco mais de dois meses, o Melhor em Casa já atendeu mais de 60 pacientes em Guarapuava. Integrando a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo do programa é levar profissionais da saúde até a casa dos doentes, proporcionando um tratamento humanizado e especializado fora do ambiente hospitalar. São médicos, enfermeiros, nutricionistas, massoterapeutas, psicólogos e assistentes sociais que contribuem com a redução das demandas nos hospitais e o índice de infecções.

Para participar do programa o paciente deve fazer uma consulta médica nas unidades básicas de saúde, urgência, emergências, hospitais ou consultórios médicos que o encaminham para o Melhor em Casa. De acordo com o coordenador do programa, Evandro de Borba, o Melhor em Casa realiza o acompanhamento de pessoas com mais de 90 anos e trata de diabéticos, pessoas acamadas devido a acidentes e pacientes que precisam de internamento clínico, exceto aqueles que necessitem de leitos de UTI ou assistência cirúrgica. “A população tem nos recebido muito bem e realizado sua parte, pois, antes do início do trabalho, o paciente e um cuidador devem assinar um termo de responsabilidade se comprometendo que vão executar o tratamento”, explica.

Outro ponto de destaque no programa é a interferência positiva que os profissionais buscam na família. “Queremos que os benefícios se estendam para todos que moram na casa do paciente. A equipe dá orientações sobre tabagismo, dicas nutricionais de acordo com a realidade da família e orientações socais através do acompanhamento do psicólogo e assistentes socais, tudo isso com um equipamento de primeira linha para atender a comunidade com todos os recursos que um hospitais ofereceria”, completa Borba. O Melhor em Casa fica na rua Benjamin Constant, 16, Centro.