Resumo de Notícias

18/07/2014

Departamento de Praças e Jardins padroniza rotatórias

O Departamento de Praças e Jardins, da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), está padronizando as rotatórias da cidade. A população pode ver a diferença em diversos pontos, como, por exemplo, na avenida Manoel Ribas, na rua Brigadeiro Rocha, bairro Trianon, e na Guaíra, no Boqueirão.

O diretor do Departamento de Praças e Jardins, Tião Moraes, destaca que o projeto de padronização das rotatórias inclui paisagismo e iluminação noturna, o que chama a atenção de motoristas e pedestres. “Uma cidade bem cuidada atrai visitantes, investidores e também contribui para que os moradores a valorizem ainda mais. Queremos padronizar todas as rotatórias e, claro, continuar com a manutenção nos mais diversos locais”, informa Moraes, ressaltando que o projeto prevê o plantio de cedrinhos e várias espécies de flores.

Prefeitura e Celepar firmam parceria para projeto de inclusão da pessoa idosa

Os idosos que integram o programa Ativa Idade, da Secretaria de Assistência Social, vão participar do projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa. A parceria foi firmada pela Prefeitura de Guarapuava, Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), NRE (Núcleo Regional de Educação) e Unicentro. Com a parceria, será promovido o curso de acesso à internet e redes sociais.

O programa do curso prevê noções básicas da utilização do computador, além da navegação pelo universo virtual, com a criação de endereço eletrônico e de perfil nas redes sociais. “A Celepar responde pelo conteúdo programático, instrutoria do curso, material didático e certificação dos participantes”, enumera o coordenador do projeto na Celepar, Antonio Carlos Renaud Schimaleski.

Segundo o secretário de Assistência Social, Abraham Virmond Haick, o curso é mais uma atividade proporcionada aos grupos da terceira idade atendidos em Guarapuava. “A ideia é aproximar as pessoas da terceira idade desse universo virtual para que tenham mais essa ferramenta disponível”, informa, ressaltando que as primeiras turmas devem iniciar em agosto. As equipes da Assistência Social vão selecionar e inscrever os interessados. Com duração de 12 horas, o curso é realizado em quatro dias.

Cmei Vila Bela expõe resultado do projeto Pequenos Descobridores

Os jogos que movimentaram o país durante um mês terminaram, mas no Cmei Vila Bela ficou o resultado do projeto Pequenos Descobridores – conhecendo o Brasil com a Copa do Mundo. Desenvolvido nesse período, o objetivo foi aprender um pouco mais sobre a diversidade cultural brasileira, contextualizando com o evento mundial esportivo.

Segundo a supervisora do Cmei, Daniella Cristina Santos, as turmas foram divididas conforme as regiões do Brasil e as professoras desenvolveram atividades dentro e fora da sala de aula. “Cultura, gastronomia, vestimentas, e entre outros temas ganharam destaque nas atividades. As crianças tiveram a oportunidade de explorar e conhecer um pouco mais do país e foi muito importante para todos, pois despertou a curiosidade”, destaca Cristina. O resultado do trabalho fez parte de uma exposição aberta aos pais, na última sexta-feira (11). O Cmei Vila Bela atende 130 crianças de 4 meses a 4 anos.

Participantes do Geração assistem peça de teatro

Na próxima quarta-feira (23), os participantes do projeto Geração vão assistir a peça “Herói de Videogame”. O objetivo é oferecer a oportunidade de vivenciar uma nova experiência. Divididas em duas turmas, uma às 9h e outra às 14h, as crianças que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, vão acompanhar a encenação no auditório do Sesc.

A peça conta a história do jardineiro protetor dos campos que inicia uma aventura contra o ciclope Kulka, após sua princesa ser sequestrada. A montagem, que é uma produção da Companhia Cênica Jones Guerra, terá uma apresentação aberta ao público às 19h30. A entrada é 1 kg de alimento.