Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
ponte rio jordao (17)

Secretaria de Obras inicia reconstrução da ponte do Jordão

Desde segunda-feira (09), uma equipe da Secretaria de Obras de Guarapuava está trabalhando na reconstrução da cabeceira da ponte do Jordão. De acordo com o secretário Ivanês Joséfi, a primeira etapa é o transporte do material que será utilizado. “Quando todo o material estiver no local faremos uma barreira para que a água não passe na altura da cabeceira e assim começaremos a construção”, explica ele.

A previsão é de que a obra seja finalizada em dez dias. As pessoas isoladas podem chegar ao centro de Guarapuava por dois caminhos: pela Estrada da Igrejinha que chega a PR 170; e pela Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios.

 

 

 

 

Especialidades nos Bairros acontece na Palmeirinha

O mutirão de Especialidades nos Bairros, ação inédita da atual administração, promovido pela Secretaria de Saúde e o Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde), continua beneficiando os guarapuavanos. Além de proporcionar a redução na lista de espera, o mutirão ajuda a equilibrar o fluxo de consultas especializadas e exames. Nesta sexta-feira (13), a 7ª edição aconteceu no Distrito da Palmeirinha, onde foram atendidas mais de 1.000 pessoas em 20 especialidades.

O motorista Mario Almeida Scheida, 48 anos, foi atendido por um cardiologia após mais de dois anos de espera. “Há casos graves que não podem esperar muito tempo. Estamos sendo muito bem atendidos e as pessoas estão saindo daqui já com o encaminhamento para os exames”, conta. Segundo a diretora executiva do Cisgap, Márcia Brito, o próximo mutirão vai acontecer na Apae e na Fundação Proteger com data a ser definida. “Depois dessa edição da Palmeirinha, somamos mais de 6.000 atendimentos na cidade e nos distritos”, afirma.

 

 

 

 

 

Educadores participam da aula “Como agir após enchentes”

Durante a manhã desta sexta-feira (13), 54 profissionais da educação, entre eles professores da rede municipal e orientadores educacionais dos Cmeis, assistiram a aula de capacitação “Como agir após enchentes”, na Faculdade Guairacá, que integrou a parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e de Saúde. Tendo como objetivo orientar os educadores a identificar os sintomas de doenças transmitidas através da água e de picada de animais peçonhentos, as instruções são direcionadas para o atendimento de famílias vítimas de inundações.

“Abordamos questões fundamentais do reconhecimento desses sintomas, principalmente nos mais novos. Uma vez que os sintomas sejam identificados, os educadores deverão encaminhar o aluno até a unidade de saúde mais próxima. Vamos fortalecer a rede de atendimento, desde o reconhecimento das doenças até o tratamento efetivo”, destaca a enfermeira Audineia Martins. Com uma linguagem simples, educadores receberam orientações sobre doenças como hepatite, leptospirose, diarreia e outras enfermidades de contaminação por via oral.

 

 

 

 

Guarapuavanos contribuem com doações para União da Vitória

Com a ajuda da população que se mostrou muito solidária ao longo da semana, a Secretaria de Assistência Social já conseguiu auxiliar todas as famílias atingidas pela chuva. Devido a grande quantidade de alguns itens, o município encaminhará donativos para outras cidades. União da Vitória, que fica a 200 quilômetros de Guarapuava recebeu doações. Com apoio das polícias Militar e Rodoviária, além do Corpo de Bombeiros, foram encaminhados um caminhão de um voluntário e uma van da Unicentro com as doações.

“Após realizarmos um estoque de contingência na cidade com o objetivo de ficarmos prevenidos para outro acontecimento como esse, enviamos 1.100 cobertores, 100 caixas de leite, duas toneladas de roupas, 300 kits de higiene pessoal, 50 kits de limpeza, 100 cestas básicas e 50 caixas de água”, enumera o secretário de Assistência Social, Abraham Haick.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet