Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
lixo eletronico (1)

Mutirão de coleta de eletroeletrônicos integra a 2ª Semana do Meio Ambiente

Até sábado (07), a Secretaria de Meio Ambiente e o Sescap-PR promovem um mutirão de coleta de resíduos eletroeletrônicos. A ação, que integra a 2ª Semana de Meio Ambiente, visa recolher e destinar corretamente esses materiais. Os pontos de coleta ficam em frente a praça 9 de Dezembro, no Calçadão da XV, e no Parque das Araucárias. O descarte pode ser feito até sexta das 9 ás 17h, e sábado das 9 às 12h.

Em 2013 foram realizadas duas campanhas de coleta de eletrônicos que, juntas, arrecadaram 41,6 toneladas de materiais. “A participação da população está sendo grande. Após o encerramento da terceira edição, faremos um balanço para verificar a necessidade de realizarmos outras campanhas, que, além de fazerem um trabalho de reciclagem, ajudam a conscientizar sobre o descarte correto”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo. Todo o material será entregue para a empresa curitibana Recicla Eletrônicos, que também contribui com a campanha.

 

 

 

Araupel inicia obras de terraplagem em terreno na PR 466

A Araupel iniciou a construção de uma unidade em Guarapuava. O terreno de 268 mil metros quadrados, no Distrito Industrial Atalaia, está recebendo terraplagem. A expectativa da diretoria da empresa é que a obra seja finalizada em 18 meses. Segundo o prefeito Cesar Filho, Guarapuava ganha uma empresa sólida que vai gerar 400 empregos diretos. “Essa obra mostra que Guarapuava está atraindo investimentos, sendo competitiva com outras cidades do Paraná. Há um ano, quando a empresa anunciou o interesse de expansão, nossa administração apresentou o potencial da cidade e hoje vemos o processo se concretizando”, afirma Cesar Filho.

A empresa, cuja matriz está instalada em Porto Alegre (RS), possui uma filial em Quedas do Iguaçu. Atuando no reflorestamento e beneficiamento de produtos de alto valor em madeira, a Araupel firmou-se na exportação de molduras, painéis e componentes de móveis. O diretor administrativo e financeiro, Tarso Giacomet, destaca que a previsão é investir R$ 120 milhões na nova unidade, uma das mais modernas da América Latina.

O prefeito destaca que a localização da cidade, a disponibilidade de matéria-prima e a proximidade do mercado consumidor estão entre os fatores que pesaram na escolha de Guarapuava. A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) também contribuiu com a definição. Tanto o campus quanto a empresa estão na PR 466, o que demandará obras de infraestrutura para garantir o bom fluxo de veículos e pedestres. “A Prefeitura de Guarapuava está negociando com o Governo do Estado a construção de uma trincheira”, informa, lembrando que outras alternativas podem ser viabilizadas.

 

 

Audiência Pública apresenta proposta da LDO

A Secretaria de Planejamento apresenta, em audiência pública, na próxima quarta-feira (11), a LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) para 2015. A audiência será realizada pela secretária de Planejamento Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h.

“Este é o momento da comunidade conhecer e discutir as propostas que a administração pública preparou”, explica Raquel. O objetivo da LDO é orientar a Lei Orçamentária Anual (LOA) sobre a elaboração e execução do orçamento do município e dispor sobre critérios e normas para garantir o equilíbrio das receitas e despesas do orçamento municipal.

 

 

Parque do Lago recebe 1º Desafio Guarapuava de Duathlon

Neste domingo (08), a partir das 8h, o Parque do Lago será o cenário do 1º Desafio Guarapuava de Duathlon. Com o apoio da Prefeitura, o evento idealizado pela RPC TV Guarapuava contará com cerca de 200 participantes do Paraná e outros estados, que disputam provas de corrida e ciclismo, divididas nas categorias Speed, Mountain Bike, Revezamento e Estreantes.

Segundo o secretário de Esportes e Recreação, Celso Goes, essa é mais uma oportunidade para a população conhecer modalidades novas no município. “É a primeira vez que uma competição do gênero acontece na cidade. Estamos incentivando a prática dessas categorias não tão conhecidas. Para isso, disponibilizamos funcionários para auxiliar na competição. Assim como todas as outras modalidades, a Secretaria de Esportes apoia o duathlon. Essa é uma ótima iniciativa e mostra que esporte não se faz sem parcerias”, comenta. Além de auxiliar na infraestrutura, a Prefeitura de Guarapuava irá ceder brinquedos infláveis para o espaço de recreação infantil.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet