Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
1

Guarapuavanos se movimentam no Dia do Desafio

Guarapuava enfrenta nesta quarta-feira (28) a cidade colombiana Guadalajara de Buga, do Valle Del Cauca, no Dia do Desafio, data criada para incentivar a prática de atividades físicas em todo o mundo. “A participação da população é muito importante, pois, além da prática da atividade física, o nome da nossa cidade estará entre as vencedoras dessa competição saudável que é o Dia do Desafio”, afirma o secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes.

Em 2013, Guarapuava venceu a cidade de Sololá, também da Colômbia. E o entusiasmo continua. Os guarapuavanos participam ativamente das atividades oferecidas pela Secretaria de Esportes na praça Cleve, pelo Sesc Guarapuava e pelas instituições de ensino, empresas e sindicatos. Vale também as atividades feitas em casa. Vence o Dia do Desafio a cidade que movimentar o maior percentual de pessoas em relação ao seu número de habitantes. Em 2013, Guarapuava mobilizou 44% da população, com 93.101 participantes. Este é o 17º ano que a cidade participa da competição.

Para participar é necessário fazer qualquer atividade física durante alguns minutos e registrar a participação pelo site www.sescpr.com.br ou pelo telefone 0800 643 6690, entre 0 e 21h desta quarta. Pode praticar esportes, jogar, brincar, dançar, correr caminhar, nadar, alongar, pedalar ou qualquer outra atividade. “Estamos muito animadas para vencer esse ano. Apesar da idade estamos aqui no Sesc dançando, pulando e acumulando pontos para Guarapuava”, conta a participante do projeto Ativa Idade, do bairro Bonsucesso, Elonir Alves, 72 anos.

 

Secretaria de Assistência Social atinge 100% de adesão no Pronatec

Em Guarapuava, as 150 vagas ofertadas para o Pronatec, através da Secretaria de Assistência Social, foram preenchidas uma semana antes do prazo final. Os cursos de auxiliar de crédito e cobrança e auxiliar de recursos humanos são as novidades deste ano. A implantação ocorreu principalmente pela demanda do mercado de trabalho, sendo ofertados cursos em áreas com mais oportunidades de emprego e necessidade de qualificação.

O Pronatec, realizado pelo Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o assistente social e interlocutor do programa, Valdir Rodrigo da Rosa, o Pronatec teve este ano grande procura dos usuários prioritários (Bolsa Família e CadÚnico). “A Secretaria de Assistência Social realizou uma busca ativa aos usuários em todos os Cras da cidade e com isso teve um grande êxito, preenchendo todas as vagas e assim garantindo que mais pessoas se qualifiquem e melhorem suas expectativas de um bom emprego no futuro”.

Para inscrever-se nos cursos é preciso ter mais de 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal. Se o candidato já está cadastrado, mas não é beneficiário do Programa Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada) também pode efetuar a pré-matrícula.

 

Educação realiza mutirão de reforma na Escola Rural União Brasileira

Nesta sexta-feira (30), funcionários da Prefeitura de Guarapuava promovem um mutirão de limpeza, reforma e restauração na Escola Rural União Brasileira, no Faxinal dos Fiúza (Distrito do Guairacá). A partir das 8h30, equipes da Secretaria de Educação e Cultura, de Obras, de Esporte e da Surg transformarão a unidade de ensino multisseriada em um novo local. Com pintura, reformas, roçada e readequação das estradas próximas, o objetivo é melhorar a estrutura da instituição e incentivar a frequência de novos alunos na escola.

O prefeito Cesar Silvestri Filho e a secretária de Educação Doraci Luy acompanharão o trabalho na escola, que possui hoje aproximadamente 20 alunos. “Nossa preocupação é dar aos alunos qualidade de ensino, por isso estamos levando novos materiais pedagógicos, livros e equipamentos de informática, além de promover formações com as professores sobre questões direcionadas à educação no campo”, destaca a secretária. Durante a execução das obras, a Casa da Cultura e a Secretaria de Esportes desenvolverão atividades educativas e recreativas para as crianças.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet