Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
novos equipamentos (3)

Urgência 24 horas do Trianon ganha novos aparelhos

A Urgência Municipal 24 Horas do Trianon conta com dois novos aparelhos que auxiliam nas análises bioquímicas e hematologia. Com um investimento de aproximadamente R$ 80 mil, a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria Municipal de Saúde vão garantir mais agilidade na realização dos exames. “As máquinas antigas realizavam 100 exames de hemograma por dia. Com a aquisição do analisador hematológico automatizado vamos dobrar esse número, beneficiando mais pessoas em menos tempo. E o novo analisador bioquímico automatizado irá substituir os exames manuais, proporcionando mais segurança e economia, pois exige menos produtos químicos no processo”, explica o coordenador da Divisão de Assistência da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Marco Antônio Horst.

A demanda por novos aparelhos era antiga na rede pública de saúde. “Esses equipamentos de alta tecnologia trarão economia para o município. Como são totalmente automatizados, os operadores podem realizar as demais etapas das análises simultaneamente ao funcionamento da máquina, tudo isso levando apenas a metade do tempo em relação aos equipamentos antigos”, finaliza o bioquímico.

 

TV Guará lança sucursal em Guarapuava

“Vamos reassumir o protagonismo de Guarapuava como cidade polo da região central do Estado. E, para isso, precisamos de uma forte cultura de comunicação. Sejam bem-vindos e que nos ajudem nesse processo de fortalecimento do município”. Essas foram algumas palavras do prefeito Cesar Silvestri Filho, durante o lançamento da TV Guará (Campos Gerais) – Rede Massa de Comunicação, afiliada ao SBT no Paraná, na noite desta quarta-feira (21).

O evento, realizado no Kuster Hotel, reuniu autoridades, empresários, imprensa e funcionários da empresa. A TV Guará agora conta com uma equipe fixa em Guarapuava, ampliando a divulgação da cidade para todo o Estado. O prefeito destacou ainda que, com o estabelecimento da sucursal, a população ganha mais opções e fontes de informação e conhecimento. “Guarapuava está vivendo um momento brilhante e especial em nossa história. São conquistas do povo de Guarapuava e que devem ser compartilhadas”, afirma.

Durante o lançamento, foi apresentado um vídeo sobre a atuação da Rede Massa e como será a cobertura em Guarapuava. Entre os depoimentos, esteve o do apresentador Ratinho. Com uma cobertura de 76 municípios, a TV Guará alcança mais de um milhão e meio de habitantes das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul. “Isso consolidou a TV Guará com uma das mais vantajosas emissoras para investir no mercado publicitário. Munidos do sentimento de melhorar a cada dia e chegar mais perto dos telespectadores, viemos para Guarapuava. O desafio está lançado e vamos atender com muito trabalho a expectativa de todos”, ressalta o diretor geral da Rede Massa/SBT- TV Guará, Jairo Cajal Junior.

 

 

 

 

Judoca guarapuavana é destaque em campeonatos nacionais

A atleta Silvia Rúbia Andrade, 14 anos, tem se destacado em diversos campeonatos. Recentemente a judoca representou Guarapuava no Campeonato Brasileiro de Judô na categoria Sub-21 (até 20 anos), no último final de semana (17 e 18), em Campo Grande (MS). Silvia participa da Escolinha de Judô da Prefeitura de Guarapuava/16º BPM e já conquistou 45 medalhas em Campeonatos Paranaenses, Sul Brasileiro, Brasileiro, Copa Paraná, entre outros.

Segundo o sensei Onofre Carioca, a atleta é a revelação da escolinha e vem demonstrando dedicação total ao judô. “A prefeitura está nos oferecendo todo apoio para abrirmos espaços para novas conquistas”, afirma. “Procuro me dedicar ao máximo, pois vejo meu futuro no judô e tenho como meta representar o Brasil nas Olimpíadas”, declara a atleta.

 

 

 

 

 

Mutirão da Cidadania da Assistência Social beneficia vários bairros

As equipes dos Cras, da Secretaria de Assistência Social promoveram, em parceria com a Faculdade Guairacá, o Mutirão da Cidadania no Boqueirão, Xarquinho, Residencial 2000 e Jardim das Américas/Paz e Bem. Na ação, que ocorreu na última sexta-feira (16) e esta semana, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e enfermeiros divulgaram a Campanha de Combate ao Abuso Sexual Infantil, além de instruir a população sobre benefícios sociais e recursos da saúde, obtenção da segunda via de documentos e acesso aos cursos do Pronatec. Também teve aferição de pressão, espaço de pintura e desenho para as crianças e panfletagem nas residências.

 O objetivo do mutirão é descentralizar os serviços oferecidos nos Cras. Segundo a coordenadora do Cras Unidade I, Mariley dos Santos Lima, trabalhos de campo são muito importantes para aproximar os usuários. “Estar nos bairros possibilita que a população tenha mais acesso ao trabalho realizado nos Cras e também nos dá uma visão mais apurada sobre a condição das famílias atendidas”, diz a pedagoga. Para a dona de casa Adriana Guerreiro, 37 anos, receber em casa a visita da equipe torna tudo mais prático. “Sempre que preciso vou até o Cras, mas sei que tem muitas pessoas que não sabem de seus direitos, então, com a informação vinda até as residências, mais pessoas têm acesso aos serviços”, afirma a moradora do Residencial 2000.

 

 

 

Arena Jovem é um dos destaques do 1º Simpósio Integrado de Saúde

Reunindo os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, a Faculdade Campo Real, em parceria com o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, realiza o 1º Simpósio Integrado de Saúde. O objetivo é proporcionar uma visão integral através da interdisciplinaridade na área da saúde. “O simpósio tem o intuito de integrar essas áreas a fim de, na prática, conseguirmos ter uma visão geral do paciente”, explica o enfermeiro e professor Altair Justus Neto, um dos organizadores do evento. Mais de 400 pessoas se inscreveram para participar das atividades que estão sendo desenvolvidas durante a semana, incluindo palestras e cursos. 

Um dos destaques da programação foi a Arena Jovem, que ocorreu nos dias 19 e 20, com um espaço organizado para incentivar o diálogo entre os convidados e os estudantes presentes. “Queremos levar informação de uma forma descontraída, com o foco nos jovens, debatendo e explicando temas atuais e que merecem a devida atenção”, explica a enfermeira do SAE e coordenadora do Protagonismo Juvenil, Angela Maria de Camargo, também organizadora do evento.

Os enfermeiros do SAE participaram do evento debatendo assuntos como gênero, sexualidade, preconceito e o contágio com as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Na ocasião, também esclareceram diversas dúvidas relacionadas a infecção, transmissão e tratamento de doenças como a AIDS, sífilis e hepatite, além de reforçar a importância da realização de exames de prevenção e diagnóstico destas doenças e incentivar o uso de preservativo.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet