Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
conferencia economia solidaria (23)

Em Guarapuava, municípios discutem ações de economia cooperativista

Convocada pela comissão organizadora estadual e pelos Fóruns Regionais de economia solidária, nesta terça-feira (20), aconteceu em Guarapuava a III Conaes (Conferência Macro Regional de Economia Solidária das Regiões Centro e Campos Gerais do Paraná). No evento, que tem apoio da Prefeitura de Guarapuava e parceria dos escritórios regionais da SETS (Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária), os participantes discutem políticas públicas relacionadas a ações de economia solidária.

A conferência reuniu membros de instituições envolvidas no incentivo à economia solidária no salão nobre da Faculdade Campo Real. “Estamos em um momento histórico de construção de políticas públicas. A disseminação da cultura do associativismo e cooperativismo é mais um passo para a consolidação de um crescimento na economia da região”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur. “Vamos trabalhar em alternativas de transformação da economia atual, contrastando com a postura individualista em que nos encontramos. Devemos utilizar o Estado como uma ferramenta para a política de desenvolvimento e inclusão”, explica o chefe de gabinete do escritório regional da SETS, André Lievori.

Promovendo a elaboração de planos territoriais de economia cooperativa, o Conaes oferece subsídios para o plano estadual que será debatido na III Conferência Estadual de Economia Solidária, nos dias 26 e 27 de junho. O objetivo do evento também é apontar as oportunidades para o desenvolvimento da economia solidária no atual contexto socioeconômico, político e cultural. Além disso, serão elaboradas diretrizes operacionais partindo de eixos estratégicos que contribuam para a formulação de metas e atividades. As atividades se estenderão durante o dia com palestras e grupos de trabalho, que vão tratar de temas como Produção, comercialização e consumo sustentáveis e Financiamento: crédito e finanças solidários.

 

 

 

 

Vice-prefeita participa do Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para mulheres, aprofundar o diálogo entre gestoras políticas e trocar experiências, a vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres de Guarapuava, Eva Schran, participa do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, que acontece em Porto Alegre, desde esta segunda-feira (19).

O Fórum, organizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, é voltado para as gestoras municipais e estaduais, sendo dividido pelas regiões do Brasil para que as ações sejam discutidas e aplicadas conforme a realidade e demanda locais. “Reunir todas as gestoras da região Sul é uma maneira de revitalizar o trabalho da região, dos estados e dos municípios, porque ainda existem poucos Organismos de Políticas Públicas, os OPMs, na região para combater a violência contra a mulher. Ainda precisamos avançar”, afirma Eva Schran.  No Rio Grande do Sul, dos 497 municípios, 103 contam com OPMs; em Santa Catarina, dos 295 municípios, apenas 5; e no Paraná, dos 399 municípios, 11. O Fórum finaliza amanhã (21).

O encontro será transmitido, ao vivo, pela internet. Acesse o link www.locamega.com.br/player/versatil

 Legenda da foto: Eva Schran com Vera Soares, secretária de articulação institucional da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República

 

 

 

 

Secretários municipais visitam instalações do campus da UTFPR

Na tarde dessa terça-feira (20), os secretários do município participaram de uma visita às estruturas do campus Guarapuava da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Participaram os secretários de Agricultura, Itacir Vezzaro, de Assistência Social, Abraham Virmond Haick, de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, de Finanças, Anderson Luis Neitzke, de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, de Meio Ambiente, Celso Araújo, de Saúde, Stefan Wolanski Negrão, e de Comunicação, Marcio Fernandes, além do procurador geral do Município, Fábio Decker, e o presidente da Surg, Fernando Damiani.

Com o diretor de campus, João Paulo Aires, a comitiva conheceu as instalações da instituição e conversou sobre ações futuras. “Um dos pontos fortes de Guarapuava é sua localização geográfica, o que a destaca como polo educacional. Com a nova estrutura, novas demandas surgem e vamos fortalecendo a parceria com a prefeitura, o que já vem ocorrendo”, afirma Aires, referindo-se a infraestrutura viária executada pela Surg próximo ao campus para melhor atender a comunidade universitária e os moradores da região.

 

Guarapuava recebe mais um investimento em comunicação

Nesta quarta-feira (21), a Rede Massa de Comunicação, emissora de televisão afiliada ao SBT no Paraná, realiza o lançamento da TV Guará (Campos Gerais) com 100% de cobertura em 70 municípios da região de Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. O evento para autoridades, empresários e imprensa acontece às 20h, no Küster Hotel.

Desde o ano passado, a emissora tem ampliado a cobertura jornalística em Guarapuava, encontrando no município um polo de desenvolvimento, o que levou a necessidade e relevância de levar o nome de Guarapuava para todo Estado. Segundo o diretor geral da Rede Massa/SBT- TV Guará, Jairo Cajal Junior, haverá uma equipe fixa no município com jornalistas, comercial, editores, entre outros. “Encontramos em Guarapuava oportunidades de noticiar para o Estado as boas notícias da cidade e o bom momento que os guarapuavanos estão vivenciando”, afirma.

 

 

 

No Dia do Desafio, Guarapuava

Na tarde desta terça-feira (20), no auditório do Sesc, aconteceu o lançamento do Dia do Desafio: Você se mexe e o mundo mexe junto. A ação vai acontecer na próxima quarta-feira (28) e Guarapuava vai concorrer com a cidade colombiana Guadalajara de Buga, do Valle Del Cauca. Todos os guarapuavanos estão convidados a fazer parte deste grande evento mundial contra a inatividade e o sedentarismo. Quanto mais atividades realizadas e registradas, mais pontos o município acumula. As participações podem ser registradas até 21h – pelo telefone 0800-643-6690 ou pelo site www.sescpr.com.br

Realizado anualmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas mudem a rotina e pratiquem qualquer tipo de atividade física. Cidades do mundo inteiro participam de uma saudável competição, tentando mobilizar o maior número de pessoas. “Vale correr, pular corda, caminhar, alongar-se, nadar, qualquer atividade. Todos os anos Guarapuava aceita o desafio e se destaca. É muito bom poder proporcionar esse incentivo às atividades físicas”, afirma o gerente executivo do Sesc Guarapuava, Cassio Lima. A ação, que é realizada pela Fecomércio, Sesc sindicatos empresariais, tem apoio da Prefeitura de Guarapuava. No dia, a Secretaria Municipal de Esportes e o Sesc vão realizar diversas atividades na Praça Cleve.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet