Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
caminhada contra exploracao sexual (68)

Ação de conscientização visa combate à violência e à exploração infantil

Lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na manhã desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Guarapuava e a Comissão da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente realizaram uma caminhada de conscientização e incentivo à denúncia de abuso infantil. Os participantes se concentraram na Praça Cleve e, liderados pela fanfarra do Colégio Estadual Manoel Ribas e auxílio do Guaratran, seguiram pela XV de Novembro.

Com apitos, panfletos e cartazes, eles chamavam a atenção da população para os casos de violência contra a criança. Segundo a presidente do Conselho Tutelar de Guarapuava, Adriana Fátima de Campos, é importante atentar para os sinais que a criança possa apresentar. “O Paraná é campeão em denúncias. Mesmo assim, a cada vinte casos de abuso, apenas um é denunciado. As pessoas se sentem coagidas em denunciar, com medo de serem responsabilizadas. Precisamos mudar essa percepção”, opina. “Após a denúncia, o caso é passado para as autoridades competentes que tomam as medidas cabíveis”, acrescenta.

A ação completa as atividades que já vem sendo executadas pela Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Assistência Social. De acordo com o secretário Abraham Virmond Haick, o trabalho conjunto entre as entidades e as escolas é fundamental. “Estamos articulados e nossas equipes estão desempenhando um trabalho complexo e especializado no acompanhamento dos casos. Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social [Creas], contamos com um grupo exclusivo de profissionais para o atendimento de crianças e adolescentes. Dessa forma, oferecemos um atendimento adequado. São duas formas de trabalho. Primeiro, cuidamos da parte preventiva com orientações das equipes para identificar e tratar o problema. Em segundo, nos concentramos nas medidas punitivas para aqueles que cometem o delito”, enumera.

 

 

Marcha para Jesus 2014 reúne mais de 2.000 pessoas em Guarapuava

Promovida pelo Conselho de Pastores de Guarapuava e apoiada pela Prefeitura Municipal, a Marcha para Jesus reuniu mais de 2.000 pessoas na tarde deste sábado (17). A abertura do evento ocorreu na Praça Cleve, de onde os participantes seguiram pelas principais ruas da cidade, orando e louvando. À noite, o público assistiu ao show gospel de André Valadão, no Pahy Centro de Eventos. O prefeito Cesar Filho participou da marcha e disse que o evento já faz parte do calendário oficial do município. “Quero agradecer a todos os pastores que uniram suas forças para fazer desta marcha um grande sucesso. Fico muito feliz por todos nós estarmos juntos orando e proclamando que Jesus é o Senhor de Guarapuava”.

A dona de casa Lúcia Oliveira Handa, 54 anos, disse que se sentiu muito orgulhosa em fazer parte da marcha. “Este é um evento maravilhoso, é uma benção poder reunir-se com tantas pessoas de bem para louvar a Cristo”, destaca. Para o advogado Renan Riekstins, 25 anos, o evento promove principalmente a fé e o amor em Cristo. “O principal objetivo do evento é a união dos evangélicos, independente da igreja que a pessoa frequente. Isso comprova a força e a alegria que a religião evangélica proporciona”, opina.

 

 

Equipe guarapuavana se destaca no Paranaense de Basquete em Cadeiras de Rodas

A primeira etapa do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas trouxe bons resultados para equipe ADFG/Lobos Guarapuava que venceu três dos seus quatro adversários: APAC de Cascavel, Caramuru/Castro/Falcão e Fantasma/Unidevi de Ponta Grossa. A equipe garantiu a terceira colocação na tabela do campeonato, garantindo uma vaga para disputar o quadrangular final da divisão A. Em outubro, na cidade de Ponta Grossa, será realizada a próxima etapa.

A primeira fase, que aconteceu em Guarapuava no último final de semana (17 e 18), reuniu atletas de nove equipes do Paraná. Ao todo foram disputadas 18 partidas, metade dos jogos da fase de classificação, que movimentaram o Ginásio de Esportes do Cedeteg.

 

 

Vendas nas Feiras do Produtor serão até 19h

As Feiras do Produtor da Prefeitura de Guarapuava, na tanto na Vila Carli quanto no bairro Santana, têm público fiel. Mesmo antes da abertura, às 16h, os consumidores chegam em busca dos produtos, além de artesanato e lanches da praça de alimentação. Mas, com a proximidade do inverno, a Secretaria de Agricultura optou por alterar o horário de encerramento da comercialização. Nesse período, a população pode fazer suas compras até 19h.

“Optamos por reduzir em uma hora por que os dias já estão mais frios e, além disso, os produtores precisam retornar para casa. A maioria mora em comunidades muito distantes”, esclarece a Márcia Berbert, da Secretaria de Agricultura. Nas feiras, a população adquire legumes, verduras, frutas, embutidos, pães, bolos, entre outros produtos da agricultura familiar, além de artesanato. Nas terças-feiras, a feira acontece na Paróquia Santana; e nas quintas, na Paróquia São João Bosco.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet