Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
lei de zoneamento

ZEE-PR apresenta dados referentes à região de Guarapuava

Na tarde dessa sexta-feira (16), a Câmara de Vereadores recebeu as apresentações dos dados coletados pelo ZEE-PR (Zoneamento Ecológico Econômico do Paraná), projeto executado pelo ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geografia). Promovidas pelo Governo do Estado, as oficinas institucionais mostram os resultados preliminares relacionados às recomendações de preservação ambiental e de usos econômicos. O evento teve a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, secretário de governo e chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri, presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber, diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral, e o membro da Coordenadoria de Agroecologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Enio Gross, secretários municipais, vereadores e representantes de vários segmentos.

Para o prefeito, o ZEE contribuirá com a definição de políticas públicas para os setores industrial e agrícola. “Guarapuava está passando por um forte processo de transformação. Através desses estudos, vamos identificar as potencialidades da região e traçar medidas que irão dar ainda mais visibilidade ao município”, relata Cesar Filho. O zoneamento organiza os territórios do Estado visando assegurar a qualidade ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria na qualidade de vida da população. Auxiliando na elaboração de planos e projetos que sugerem alternativas na tomada de decisões, as informações coletadas interessam tanto para investidores privados como para os gestores públicos.

Com uma equipe técnica formada por profissionais de instituições como Defesa Civil do Paraná, Embrapa, Sanepar e IAP, os estudos se utilizaram de uma metodologia técnico-científica para trazer os resultados mais apurados, proporcionando uma ocupação racional do espaço geográfico e mostrando uma preocupação com o uso sustentável dos recursos naturais do Paraná.

 

 

Assistência Social promove Mutirão da Cidadania

Na tarde desta sexta-feira (16), a Secretaria de Assistência Social de Guarapuava realizou o primeiro Mutirão da Cidadania que integra a programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município. A ação, que aconteceu no Núcleo Tancredo Neves, teve várias atividades, entre elas a divulgação dos serviços de proteção social básica. O evento tem as parcerias da Faculdade Guairacá, 26º GAC, Guaratran e Secretaria Municipal de Esportes.

Segundo a coordenadora do Cras Boqueirão – unidade 4, Edeni Lopes Mayer, o objetivo do mutirão é lembrar e conscientizar a população dos casos da violência infantil no município. “Escolhemos as áreas de maior vulnerabilidade para realizar o mutirão. Estamos estimulando essas pessoas para que nos procurem, denunciem os casos e que tenham a consciência de que não estão sozinhos e desprotegidos”. Além de orientações e panfletagem nas residências, os profissionais realizaram cadastro de pessoas sem documentação. “A maioria dos moradores de ocupações não tem ou perdeu os documentos legais. Um dos nossos trabalhos é fornecer essa regularização”, afirma.

Maria Julia Santos, 47 anos, o contato com a Assistência Social é importante. “Eles estando aqui perto percebem a nossa situação, que precisamos de ajuda e orientações. Achei muito boa a ideia do Mutirão da Cidadania”, conta a dona de casa, aproveitando para verificar a pressão arterial e consultar a situação dos seus documentos.

Os próximos acontecem nos próximos dias 19, 21 e 22. Além disso, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente (18 de maio), a Prefeitura de Guarapuava e a Comissão da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente realizam uma caminhada de conscientização nesta segunda-feira (19). A concentração será na Praça Cleve a partir das 9h, com saída programada para 10h. Os participantes seguirão pela XV de Novembro até a rua Saldanha Marinho. A equipe da Secretaria de Assistência Social participará junto com outras entidades, como ONGs e escolas.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet