Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
museu (6)

Exposições resgatam história e cultura de Guarapuava na 12ª Semana Nacional dos Museus

Os guarapuavanos já podem visitar as exposições que integram a 12ª Semana Nacional dos Museus no Museu Municipal Visconde de Guarapuava, na Casa Benjamin Teixeira e no Museu Histórico de Entre Rios. A semana, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), prossegue até o dia 18 de maio, com o tema Museus: as coleções criam conexões. Quem comparecer aos locais poderá ter acesso a vários acervos históricos do município, além de poder conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes locais.

O Museu Municipal Visconde de Guarapuava, que fica ao lado da Praça 9 de Dezembro, expõe coleções de fotos, bonecas, tecidos originários da África, carrancas africanas e outros objetos relembrando a abolição e a cultura afro em Guarapuava, acervos de personagens guarapuavanos. As visitas, que são guiadas, podem ser feitas até o dia 22 de maio, das 13 às 17h30, e 23 de maio, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h. As escolas podem agendar pelo telefone (42) 3626-2426.

A Casa Benjamin Teixeira, que fica na rua Capitão Virmond,1888, apresenta jornais editados em Guarapuava desde o século XIX e promove palestras sobre a importância da imprensa escrita para a história, educação, cultura e economia. “A participação do município em ações como esta é importante não só para os guarapuavanos que podem conhecer mais da sua história, mas também para que Guarapuava seja conhecida nacionalmente”, destaca o proprietário da casa e historiador Murilo Walter Teixeira. As visitas seguem até o dia 16 de maio, das 9 às 16h. O telefone é (42) 3623-2072.

O Museu Histórico de Entre Rios, localizado na avenida Michael Moor, 957, Colônia Vitória, está com a exposição de fotos Entre Rios pelo Mundo. As visitas podem ser feitas entre os dias 12 e 16 de maio, das 8 às 17h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (42) 3625-8316.

Fotos do Museu de Entre Rios: Assessoria de Marketing (Agrária)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Eva Schran apresenta a Secretaria de Políticas para Mulheres em Curitiba

Em Curitiba, a vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Eva Schran, apresentou a estrutura e as ações de Guarapuava como polo no enfrentamento à violência de gênero. A explanação aconteceu no último dia 13, durante a reunião da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Estado do Paraná, “Estamos promovendo o curso de extensão Enfrentando a desigualdade de gênero e promovendo a autonomia das mulheres e ainda vamos oferecer uma instrução aos policiais militares e civis, profissionais da saúde e da educação para o atendimento à mulher em situação de violência. Também já visitamos dez municípios da região para conhecer suas estruturas para atendimento às mulheres”, aponta Eva.

A reunião contou ainda com a presença de Raimunda Mascena, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que apresentou as unidades móveis de atendimento remoto às mulheres que vivem no campo e formalizou a instauração do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas. “As unidades móveis estão à disposição de todo Estado do Paraná e serão utilizadas de acordo com a realidade e demanda. Nós do Governo Federal objetivamos seu pleno funcionamento até junho deste ano”, destaca Raimunda.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet