Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de notícias
escola campo 01

Encontro reúne professores e funcionários das escolas do campo de Guarapuava e região

Nesta segunda-feira (28), teve início o Encontro Interdisciplinar de Formação Continuada de Educadores do Campo. Realizado no auditório Francisco Contini na Unicentro, o encontro reúne 700 pessoas entre professores e funcionários de Guarapuava e municípios da região para discutir assuntos voltados à educação no campo. O evento prossegue na terça-feira (29) e está sendo realizado pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o Núcleo Regional de Educação e a Unicentro.

Entre os assuntos abordados estão a educação no campo e a forma do conteúdo escrito; inventário à pesquisa escolar; planejamento e auto-organização; identidade social e desafios; relações humanas e diversidade; entre outros. Na terça-feira, será exibido o filme “O Veneno está na Mesa” e o documentário “Quilombolas”. No mesmo dia, os professores serão divididos em grupos para discutir o planejamento de cada escola. Segundo a coordenadora municipal de Educação no Campo, Rosilda Lemes do Nascimento, além da troca de experiências, o evento é importante para valorizar a educação no campo. “Estamos trabalhando para proporcionar ainda mais qualidade às escolas que atendem aos alunos do interior. Eles vivem uma realidade diferente, mas possuem o mesmo direito à educação de qualidade dos alunos da cidade”, afirma. Guarapuava possui nove escolas do campo nos Distritos, sendo duas multisseriadas.

 

 

 

Pela primeira vez, Guarapuava sedia encontro da Adjori-BR

 

Guarapuava sediou, pela primeira vez, encontro da Adjori-BR (Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Brasil), como parte da programação do Festival de Inverno 2014. Durante o evento, que aconteceu sexta-feira e sábado (25 de 26), também foi realizada reunião da Adjori-PR. A cidade recebeu representantes de jornais do Paraná e Santa Catarina. “Guarapuava vivencia um excelente momento para o turismo e, cada vez mais, nos preparamos que a cidade receba eventos, fomentando ainda mais o setor”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O encontro foi realizado no auditório da Cooperativa Agrária, no Distrito de Entre Rios, e na sala de reuniões da Prefeitura de Guarapuava. Entre os assuntos, estavam a parceria entre o IVC (Instituto Verificador de Circulação) e a Adjori-BR para a verificação e auditoria dos jornais, sites e revistas associados. “Essa é a primeira vez que uma entidade trata desse assunto no Paraná. É um passo muito grande para o crescimento dos jornais locais. Com isso, será possível aumentar a credibilidade que aquele jornal, site ou revista possui”, destaca o presidente da Adjori-BR, Miguel Gobi.

A partir de agora, os jornais e revistas associados à Adjori-BR podem contar com o serviço de processo e verificação dos jornais através do IVC. Segundo o presidente do IVC, Pedro Silva, os jornais não são obrigados a aderir ao processo de auditoria feito pelo instituto. “Porém, esse processo garante mais segurança para o dono do jornal e para o anunciante. Por isso, a parceria com a Adjori é uma forma de fazer com que o jornal não engane as agências e anunciantes e nem perca clientes por causa do número de exemplares do outro jornal parecer maior. Todos saem ganhando”, explica.

Os participantes aproveitaram sua passagem pela cidade para visitar pontos turísticos, além de conhecerem o Museu Suábio-Brasileiro e a Agromalte, em Entre Rios. “Além de estar bem localizada, Guarapuava se desenvolve a cada dia. Notamos que o poder público e as empresas estão preocupados com seu crescimento”, explica o presidente da Adjori-PR, Nilton Cesar Pabis, sobre a escolha de Guarapuava para sediar o encontro. 

 

 

Prefeito Cesar Filho prestigia Jantar do Empresário promovido pela ACIG

 

Na noite de sábado (26), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, participaram do 22º Jantar do Empresário, organizado pela ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava). O jantar, que já é tradição na cidade, aconteceu no Pahy Centro de Convenções e Eventos e reuniu empresários de todos os segmentos da cidade.

 

Durante o evento, o prefeito lembrou os grandes avanços em Guarapuava nos últimos anos, e destacou as parcerias feitas para investimentos em nossa cidade. “Guarapuava é uma das cidades que mais cresce no Paraná. Somente nestes dois anos de nossa gestão, vieram muitos investimentos que fomentaram a nossa economia. E isso é só o início de muitos outros que virão”, declarou o prefeito Cesar Filho durante seu discurso.

 

No jantar, também foram anunciadas as empresas ganhadoras do Prêmio Mérito Empresarial 2014, premiação que reconhece as empresas modelo de gestão em Guarapuava. Também foram homenageadas as empresas que completam mais de dez anos de atuação na cidade.

 

 

Mais de 20 mil pessoas passaram pelo Arraiá Beneficente do Hospital São Vicente

 

Neste fim de semana (26 e 27),  o II Arraiá Beneficente do Hospital São Vicente de Paulo movimentou Guarapuava e região. Realizado no Parque de Exposições Lacerda Werneck, o evento teve como objetivo arrecadar fundos para o hospital. Correio elegante, concurso de quadrilhas, shows musicais, comidas e bebidas típicas foram algumas das atrações que animaram a festa. De acordo com uma das organizadoras do evento, Débora Rauen, mais de 20 mil pessoas participaram do Arraiá, além de mais de 1000 voluntários, das cerca de 70 parcerias estabelecidas em prol do hospital.

 

Lucélia Pereira, 33 anos, trouxe os filhos para brincar e aproveitar as comidas típicas oferecidas no parque. “Nossa é muito bom vir até aqui trazer as crianças para aproveitarem a festa. Além de uma opção de lazer, nós estamos ajudando o hospital, que é o mais importante”, comenta a dona de casa.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet