Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
combate a violencia contra a mulher

Comissão discute medidas de combate à violência contra a mulher

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, e representantes do Executivo e Judiciário de Guarapuava reuniram-se com o secretário de Segurança do Paraná, Leon Grupenmacher, em Curitiba, nesta quinta-feira (08). No encontro, foram discutidas questões voltadas à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no município. Preocupada com o alto índice de feminicídios, a comissão propôs medidas para tornar o atendimento desses casos ainda mais efetivo. “Queremos reforçar as nossas estruturas no combate à violência contra as mulheres. Vamos acompanhar de perto todos os casos, para isso precisamos estabelecer parcerias com o Governo Estadual”, especifica Eva.

As demandas são pela melhoria nas estruturas física e humana no IML (Instituto Médico Legal) de Guarapuava, bem como da necessidade da designação de uma médica perita para a realização de exames relativos à violência sexual, além da indicação de mais um delegado para auxiliar nos atendimentos da cidade, melhorias na estrutura e reforço de pessoal na Delegacia da Mulher.

 

 

 

Saúde prorroga prazo da Campanha de Vacinação contra Influenza

Os municípios prosseguem com a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A determinação do Ministério da Saúde tem o objetivo de ampliar o índice de imunização no país, que está em 56% da meta estabelecida. Guarapuava está bem próximo da porcentagem nacional, principalmente pela grande procura por parte dos idosos e profissionais de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha continua até que Guarapuava alcance 80% da meta de imunizar 44,5 mil pessoas. Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estão aplicando a vacina das 8 às 17h. Os grupos prioritários são os profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres no início do período pós-parto) e pessoas com comorbidades, ou seja, possuem hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e insuficiência renal crônica, entre outros.

A população deve apresentar um documento de identificação e cartão vacinal. No caso das pessoas com comorbidades, é preciso também a receita do medicamento ou indicação médica. Já os profissionais de saúde devem apresentar a identificação profissional. A vacinação elimina os riscos causados pelas gripes Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B, por isso é importante a prevenção. A única contraindicação é para pessoas com alergia à proteína do ovo, um dos componentes da vacina. Esse grupo deve consultar o médico sobre a possibilidade de receber a dose.

 

 

 

MonaVie Fight terá a participação de 24 lutadores

Nesta sexta-feira (09), os atletas que irão participar da MonaVie Fight participaram da tradicional pesagem. A confirmação dos pesos ocorreu na praça de alimentação do Superpão Compre Mais. Vinte e quatro lutadores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e um uruguaio estão inscritos. Quatro atletas representam Guarapuava. “A pesagem é um momento muito decisivo para o campeonato, é nesse momento que toda a preparação do atleta é colocada a prova”, explica um dos organizadores do evento esportivo, Leanderson Meira.

O MonaVie FIght acontece no Pahy Centro de Eventos, neste sábado (10), a partir das 20h. O público vai assistir doze lutas, entre elas uma feminina. Após o término das lutas haverá uma festa com a banda Sexplose e DJ Sid. Ações de recreação e exercício também integram a programação. Propondo a confraternização entre os atletas e a comunidade através de atividades físicas, será realizado o Mona Run no Parque do Lago, a partir das 10h, também no sábado. A Prefeitura de Guarapuava apoia o evento. Mais informações pelo telefone (42) 9959-8808.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet