Prefeitura Municipal de Guarapuava
Resumo de Notícias
convenio parque escola (24)

Convênio entre Prefeitura e IAP garante mais recursos ao Projeto Parque Escola

Um dos principais pontos turísticos de Guarapuava e importante reserva da biodiversidade paranaense, o Parque das Araucárias foi palco da assinatura de mais um convênio entre Prefeitura e IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Na manhã desta quarta-feira (07), o repasse de recursos para a execução municipal do Programa Parque Escola foi oficializado em cerimônia que reuniu o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, o presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto, o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, além de autoridades estaduais e municipais. 

“Aqui, reafirmamos na prática aquilo que parecia ser apenas um ideal romântico em prol da preservação do meio ambiente. Os efeitos do que estamos fazendo talvez possam ser medidos só daqui alguns anos, porém, mesmo assim, agimos de acordo com a certeza do resultado.  É necessário fortalecer os instrumentos de educação ambiental para que tenhamos bases sólidas para a construção do nosso futuro”, declara o prefeito Cesar Filho. Os R$ 150 mil recebidos pelo convênio serão destinados para a reestruturação do Centro de Educação Ambiental João Luiz Toledo, no próprio parque, e para a implantação de infraestrutura para o desenvolvimento do projeto.

Fruto da parceria entre as secretarias estaduais de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e IAP, o Programa Parque Escola tem como objetivo desenvolver ações educativas dentro das próprias unidades de conservação da biodiversidade. “Os alunos vêm até aqui e conhecem a maior diversidade de espécies do Brasil, o que ressalta a preocupação com sua preservação. Não há desenvolvimento de verdade sem a preocupação com o meio ambiente. Sem conservação não há futuro, temos que estar cientes disso, e essa conscientização nasce de ações como esta”, destaca o presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto.

Em 2013, o Parque das Araucárias tornou-se a primeira Unidade de Conservação Municipal no Paraná a receber o programa, e já atendeu cerca de 8 mil alunos de escolas públicas e particulares de diversos níveis de ensino de Guarapuava e região. Exemplo do sucesso da realização do projeto na cidade foi o Prêmio Gesto Público Paraná recebido em dezembro de 2013. “Desde que a Secretaria foi criada em 2013, a nossa prioridade sempre foi a educação ambiental. Antes de cobrar, você tem que informar, por isso que o trabalho que realizamos com o Parque Escola vem tendo todo esse reconhecimento”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.“Quando os alunos vêm ao parque não é apenas um passeio. Antes da visita, os professores são capacitados para instruir os seus estudantes. Oferecemos cursos para toda a comunidade no entorno do parque, trabalhamos na formação de monitores ambientais voluntários, enfim, uma série de ações que visam promover a educação ambiental da maneira mais completa e no espaço mais propício como é o próprio parque”, finaliza o secretário.

 

 

Guarapuava sedia etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross

Neste final de semana (10 e 11), Guarapuava sedia a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross. Ao todo, são realizadas cinco etapas por ano. A preparação acontece no sábado, a partir das 9h na pista do Parque das Crianças, quando os atletas participam do treino livre. A largada oficial acontece no domingo, às 10h. Guarapuava vai receber entre 250 e 300 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de outros estados. Entre esses, 30 vão representar a cidade na competição.

O campeonato foi dividido em diversas categorias, como a Cruiser Challenger, da qual o guarapuavano Roberto Maciel faz parte. Este ano, o atleta já venceu a primeira etapa do campeonato em Brasília. Ele espera repetir a conquista em Guarapuava. “Quero continuar nesse nível e ganhar aqui também. Espero assim conseguir novos patrocínios para viagens e disputas das outras etapas pelo Brasil”, conta. Pela primeira vez, a cidade sedia uma etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross. A CCBX (Confederação Brasileira de Bicicross), promotora do evento, tem o apoio da Prefeitura de Guarapuava.

 

Programação

Sábado (10/05)

9 às 12h – treinos livres
13 às 17h – treinos oficiais

Domingo (11/05)

8 às 9h45 – treinos oficiais
9h50 – desfile das delegações
10h – início da fase classificatória
11h45 – início da semifinal
12h15 – início da fase final
13h45 – final e premiação

 

 

Campanha de Vacinação contra Influenza termina nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde encerra nesta sexta-feira (09) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A imunização elimina os riscos causados pelas gripes Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B, mas apesar disso, a procura pela dose está baixa em todo país. Segundo dados do Ministério da Saúde, Guarapuava está cumprindo 50% da meta.

De acordo com a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade Ternoposlki, os idosos e profissionais de saúde são os grupos que mais procuraram a vacina. “O número baixo se deve a pouca procura das gestantes, mulheres no início do período pós-parto, crianças entre 6 meses e menos de 5 anos, pessoas com comorbidades ou seja, que possuem problemas como hipertensão, diabetes, entre outros. Por isso estamos alertando para que estes procurem as unidades de saúde e sejam imunizados”, explica.

A população deve procurar qualquer UBS (Unidades Básicas de Saúde) e apresentar um documento de identificação e cartão vacinal. No caso das pessoas com comorbidades, é preciso também a receita do medicamento que usam ou uma indicação médica. Já os profissionais de saúde devem apresentar sua identificação profissional.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet