Prefeitura Municipal de Guarapuava
Renda dos guarapuavanos cresce 57% em 2015
especial agricultura (5)

Na contramão da crise, Guarapuava mais uma vez é destaque no Paraná. Dessa vez, um levantamento divulgado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social), aponta que Guarapuava está entre os cinco municípios paranaenses que dobraram sua renda per capita, em relação à média nacional. A pesquisa mostra que os guarapuavanos tiveram sua renda acrescida em 57,1%. “Este estudo comprova que Guarapuava ocupa lugar de destaque no país. Nos últimos anos, grandes empreendimentos alavancaram o desenvolvimento da nossa cidade. Isso reflete na geração de emprego e renda e na qualidade de vida da população”, comemora o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O saldo positivo se deve principalmente à produção agrícola guarapuavana, já que o dado é realizado através do cruzamento entre Produto Interno Bruto (PIB) por habitante com o valor da produção divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Programas ofertados pela Prefeitura Municipal de Guarapuava também auxiliam na melhoria da condição de vida dos trabalhadores rurais, entre eles as Feiras do Produtor Rural, Porteira Adentro, Trator Solidário, Educação no Campo e a Agroindústria Familiar. “Muito desta melhoria está ligada aos investimentos na agricultura familiar, pois ao melhorar as condições da produção, proporcionamos um ganho de renda ao pequeno produtor”, destaca Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro

Leandro Zacarias Prestes é um dos vários agricultores beneficiados com estes programas da Prefeitura Municipal e que tem como resultado o aumento da sua renda. Desde que iniciou sua participação nas feiras do produtor rural, há apenas um ano, a família conseguiu melhorar sua condição de vida. “Através das feiras, conseguimos vender mais nossas hortaliças e isso fez com que nossa renda aumentasse cerca de 50%”, comemora o agricultor.

Em 2016 estes programas atenderão mais agricultores de Guarapuava e, consequentemente, trarão mais renda ao município. “A intenção é atender o maior número possível de famílias, proporcionando uma melhor condição de vida para eles. Este acréscimo da renda do cidadão de Guarapuava, apresentado pelo estudo do Ipardes, demonstra que estamos no caminho certo do desenvolvimento”, complementa o Prefeito Cesar Filho.

 

Geração de emprego e renda

Outro destaque do avanço econômico do município e que também representa o crescimento da renda da população, foi apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, durante o ano de 2015. Por vários meses, Guarapuava figurou nos primeiros lugares entre os municípios paranaenses que mais geraram emprego, com destaque para o mês de agosto, onde liderou o ranking.

A atividade empreendedora também é importante para esse crescimento econômico. Em dois anos de atendimento, a Agência do Empreendedor autorizou mil Alvarás de Localização, que desburocratizam o serviço e possibilitam que os empresários iniciem suas atividades de maneira mais ágil. “Estamos em uma fase de crescimento extraordinária, que supera as dificuldades do cenário nacional. Isso é fruto do planejamento público e também da força das pessoas que batalham para construir uma Guarapuava melhor”, finaliza Cesar Filho.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet