Prefeitura Municipal de Guarapuava
Quase 2 mil moradores do interior de Guarapuava já foram atendidos pelo Saúde no Campo
Saude no campo (2)

Medicamentos, guias, pastas, estetoscópio, jalecos, medidor de pressão e outros diversos materiais são colocados pela manhã dentro de uma Kombi, estacionada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Distrito do Entre Rios. Faça chuva ou faça sol, o veículo ocupado por seis profissionais da Prefeitura, dá partida para uma jornada de até 200 km por semana para levar mais saúde para as áreas do interior de Guarapuava. Esta é a rotina intensa da equipe de saúde, parte do programa municipal: Saúde no Campo. Através dele, diversos atendimentos são feitos por mês em postos volantes, que são estruturas descentralizadas de atendimento à população, sendo três sediados em espaços da Prefeitura e outras dois cedidas por Associações de Moradores locais. “O objetivo do Saúde do Campo é estar perto também de quem mora longe. Os moradores do interior precisam e merecem nosso comprometimento e nosso programa é a concretização disso”, ressaltou o secretário de saúde, Celso Góes.

Transformando o atendimento que existia anteriormente nessas regiões, o programa nasceu em outubro de 2018 e é destinado às famílias que devido a dificuldade de acesso, não conseguem se deslocar para postos de saúde em regiões centrais ou distritos. Este é o caso da dona Cristiane Aparecida dos Santos, moradora da comunidade Banhado Grande, que fica há 20 km da UBS do Distrito Entre Rios. Para ela, o atendimento médico melhorou com a instalação do posto volante na sua comunidade. “Antigamente não tínhamos o posto e esperávamos para ir até Guarapuava e eu só conseguia ir uma vez por mês. Nós precisamos de um médico aqui e ter essa equipe é muito importante. Quando preciso de receitas, eu sempre venho e sou muito bem atendida”, declarou a moradora.

O atendimento de qualidade é garantido por uma equipe formada por um médico, enfermeiro, duas agentes comunitárias de saúde, técnica de enfermagem e um motorista. Eles percorrem o trajeto de estradas de chão e áreas rurais em até cinco comunidades do interior: Banhado Grande, Banhados, Manequinho, São José e Paiol de Telha. Desde implantação do programa foram realizadas mais de 1.750 consultas, mais de 1.200 visitas de agentes comunitários e mais de 200 procedimentos de enfermagem. “A maioria das pessoas é de baixa renda e sobrevivem da agricultura. Para elas, o deslocamento até uma unidade central é uma dificuldade grande. Por isso, vamos até o posto volante e as pessoas já estão nos esperando. Além do atendimento preventivo como vacinas, consultas e pequenos procedimentos também oferecemos serviços de programas que temos com crianças, gestantes e famílias”, afirmou o médico da Estratégia Saúde da Família, Napoleão Claro de Oliveira Filho.

O serviço dos profissionais funciona de forma integrada: enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos pelo médico, a pré-consulta é realizada pela técnica de enfermagem e o enfermeiro. Simultaneamente, as agentes comunitárias de saúde estão nas estradas da região levando, de porta em porta, os resultados dos exames para aqueles que não conseguem se locomover até o posto volante. “Fazemos visitas domiciliares constantes e, todas as vezes, somos recebidas muito bem. Garantimos a entrega do resultado dos exames e a continuidade do atendimento médico aos pacientes que precisam”, destacou a agente comunitária de saúde, Ana Cláudia da Silva Rocha Costa.

As regiões atendidas são mapeadas segundo a demanda de cadastros no SUS (Sistema Único de Saúde). Nos postos volante, as consultas buscam sempre apresentar soluções imediatas para os pacientes. “Procuramos resolver o problema de uma forma que o paciente não precise ir até a cidade. Mas, quando necessário, agilizamos tudo que é possível para que tenhamos resultados satisfatórios nos procedimentos. Trabalhamos sempre para alegrar, facilitar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fazemos isso com muito amor”, finalizou o médico Napoleão.

Publicado em: 05/11/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet