Prefeitura Municipal de Guarapuava
Quarenta e sete pessoas concluem o Programa de Controle ao Tabagismo da Secretaria de Saúde
tabagismo

Durante 40 dos seus 57 anos, Maria Luci Guerra foi usuária de tabaco. Eram 30 cigarros por dia, quando entrou para o Programa de Controle ao Tabagismo. O número foi caindo até chegar a zero, uma conquista que merece certificação.  Esta semana, a Secretaria de Saúde de Guarapuava realizou a entrega dos certificados a Maria Luci e outras 47 pessoas. “Em pouco mais de um mês, percebo que estou respirando e comendo melhor, além de sentir os cheiros de verdade”, festeja.

Em Guarapuava, o programa é oferecido pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado) para promover a qualidade de vida e a mudança de comportamento dos usuários de tabaco. Todos os participantes também ganharam uma camiseta como forma de comemorar o fim do uso do tabaco devido sua força de vontade e ao acompanhamento feito durante dois meses. Ao longo do programa, os grupos contam com a assistência de médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e enfermeiro.

De acordo com a enfermeira do SAE, Maria Clarice Kunkel, o objetivo é que nos grupos uns apóiem os outros com a troca de experiências. “Nos encontros falamos sobre as doenças que o cigarro causa, trabalhamos como suprir a dependência química, física, comportamental e psicológica que o tabaco traz, além de dar dicas sobre como se alimentar bem, eliminando o mito que ao parar de fumar a pessoa vai engordar, por exemplo”. Após encerrar o programa, quem sentir necessidade ainda pode participar das reuniões afim de evitar e controlar recaídas.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet