Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Tecendo Amor ensina artesanato nos bairros e distritos de Guarapuava
clube de maes (6)

Mães, esposas, donas de casa, trabalhadoras. Esses são alguns exemplos de mulheres que participam do Tecendo Amor, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Guarapuava. Em seu terceiro ano de funcionamento, o programa, que integra o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), envolve atualmente 1.400 pessoas em 70 grupos nos bairros e distritos.

Os grupos reúnem semanalmente mulheres com o intuito de produzir e vender os artesanatos, gerando uma renda extra. “No início de cada turma, entregamos um kit contendo fios, barbantes, tintas, tecidos em geral, chinelos para bordar, entre outros produtos. Nas primeiras vendas, elas terão cem por cento de lucro. Depois, vão adquirindo os materiais para sua produção e comercialização”, explica a coordenadora do programa, Vandeca Bochenek, destacando que o Tecendo Amor tem a parceria de igrejas e associações, que cedem os espaços para o funcionamento do projeto e a organização de bazares e feiras. 

As futuras mamães também participam do projeto. Elas ganham todo material para produzir o enxoval do bebê, contando sempre com o auxílio de uma instrutora da Assistência Social. Roseli de Lima Silva, 21 anos, participa há dois meses, na UBS Jordão. “Fiquei sabendo do programa por meio de uma agente de saúde e logo comecei a participar. Por ser meu primeiro filho, a dedicação está sendo grande para deixar tudo pronto”, diz ela.

Através do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família), o Tecendo Amor atende mulheres em situação vulnerável e de risco, nas quatro unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Entre os cursos de artesanato disponíveis, estão o de bordado em chinelos e tecidos, pintura em tecido, crochê e tricô. Todo material é fornecido pela Assistência Social. A moradora do Jardim das Américas, Elaine Valentim, 30 anos, aguarda ansiosa pelas aulas, que acontecem a cada quinze dias. “Faz dois anos que eu participo dos cursos. Já aprendi a bordar chinelos, fazer crochê, tricô, tapetes e trilhos de mesa. Gosto de participar das aulas, pois a professora é muito dedicada e nos ensina muito bem”, conta a dona de casa.

O Tecendo Amor também proporciona momentos de lazer e aprendizado aos funcionários do Departamento de Varrição da Surg. “Eu nunca tive contato com uma agulha de crochê. Hoje estou fazendo muitos produtos, como touca e cachecol. Todos aqui estão felizes por ter esta oportunidade”, conta a funcionária Alessandra Tomacheski. “A relação entre os funcionários melhorou cem por cento. Aqui eles podem conversar e interagir de uma forma saudável, saindo da rotina”, acrescenta o presidente da companhia, Fernando Damiani.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet