Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Sol Amigo da Infância é realizado com alunos da Escola Municipal Profª Silvanira Acyoli Lins Penha
sol amigo (11)

Nesta quarta-feira (25), os alunos da Escola Municipal Profª Silvanira Acyoli Lins Penha tiveram uma manhã diferenciada, divertida e de conscientização. Ao todo, cerca de 300 crianças participaram do Projeto Sol Amigo da Infância. A iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Prefeitura de Guarapuava através da Secretaria de Educação e Cultura, teve por objetivo informar sobre os cuidados que devem ser tomados com a pele durante o verão.

“Desde 2014, nossas escolas municipais e Cmeis participam do projeto. O maior objetivo dessa parceria é educar nossas crianças para um comportamento de exposição solar saudável, evitando assim doenças, queimaduras e principalmente o câncer de pele. Tudo o que eles aprenderam na escola, vão levar para a vida, conscientizando seus vizinhos, amigos e familiares”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

De acordo com a diretora da escola, Silvana Maria Galhart Pacheco, o projeto teve duração de 1 mês. “A supervisora da escola participou de uma capacitação com as dermatologistas, na qual aprendeu como passar o filtro solar corretamente, quais os horários saudáveis para exposição ao sol entre outras instruções e cuidados. Posteriormente ela repassou as informações para os professores, que puderam trabalhar de forma lúdica e divertida com as crianças em sala de aula, afim de que elas adquiram este hábito saudável e reproduzam a conscientização”, esclareceu Silvana.

Durante o encerramento do projeto, os alunos participaram de uma passeata pelo bairro, onde levaram faixas e cartazes com mensagens de conscientização. Além disso, realizaram uma apresentação musical e de dança para os demais alunos. Quem participou de todas as atividades do projeto foi a aluna do 5º ano, Andressa Petry, 10 anos. “Foi muito legal participar desse projeto. Aprendemos muitas coisas, principalmente que é muito importante se proteger do sol com protetor solar, óculos, boné ou chapéu. Agora, já estamos conscientes dos cuidados que devemos ter ao sair em dias ensolarados”, finalizou a aluna.

O PROJETO SOL AMIGO

“Sol Amigo” trata-se de um projeto em nível nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O movimento tem parceria com diversos dermatologistas do país, que em suas localidades acabam aplicando a iniciativa, que tem como intuito promover a conscientização de crianças sobre a importância dos cuidados com a pele. Mauricio de Souza, cartunista conhecido no país por ser “pai” da ‘Turma da Mônica’, é também apoiador do projeto e, desenvolveu um material educativo especial que é distribuído para as escolas e alunos participantes do programa.

Postado em 25/10/2017

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet