Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Semeando Saberes vai formar agentes populares de educação ambiental em Guarapuava
IMG_9525

“Com esse projeto estamos formando os legítimos educadores do campo para que possamos alcançar o verdadeiro equilíbrio social. Se queremos um país de primeiro mundo, precisamos começar pela nossa comunidade”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho, durante o lançamento do projeto Semeando Saberes, que reuniu produtores rurais da região de Guarapuava, na manhã deste sábado (06), na faculdade Campo Real.

O projeto Semeando Saberes é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente, para promover a formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, por meio da adoção de práticas de produção sustentável e tecnologias sociais. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, da Prefeitura de Guarapuava, 246 projetos foram encaminhados para o Ministério do Meio Ambiente e apenas 19 municípios foram contemplados. “O projeto Semeando Saberes vai beneficiar mais de dois mil produtores rurais de Guarapuava promovendo o desenvolvimento da agricultura ao dar condições para que as famílias rurais permaneçam no campo, com renda e qualidade de vida”.

Para formar agricultores para que sejam referência na transformação da realidade de suas comunidades, a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava vai oferecer seminários e cursos nas comunidades abordando temas como princípios da agroecologia, sistemas agroflorestais e práticas produtivas sustentáveis. “Guarapuava está assumindo um papel muito importante com a descentralização ambiental, por isso precisamos pensar em atitudes que vão impactar futuras gerações”, explica o técnico do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Marco Antônio Silva.

Eva Marina Bernardini de Souza é moradora do Butiazinho, tem 17 anos e quer fazer agronomia. Para ela, o projeto Semeando Saberes é apenas o início de sua formação profissional. “Para seguir essa carreira preciso, em primeiro lugar, aprender a cuidar da terra e preservar o meio ambiente”, explica a dedicada aluna do curso de formação de agentes ambientais de Guarapuava.

O projeto Semeando Saberes conta com a parceria da Unicentro, Emater, Carmug, Sistema SEMA, Secretaria Municipal de Agricultura e Comunicação, Núcleo Regional de Educação e da ONG Mater Natura e vai beneficiar membros das comunidades do Butiazinho, Vila Rural Maria das Dores, Gramados, Campo Novo I e II e Campina Bonita, além dos assentamentos Nova Geração, Paiol de Telha, Fazenda Rosa, Fazenda Europa, Bananas, e Assentamento  13 de Novembro . “Além das palestras, os agentes ambientais ainda vão participar de campanhas de educação ambiental voltadas à sustentabilidade no meio rural”, explica a coordenadora do projeto, Selba Lopes.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet